Banca de QUALIFICAÇÃO: IGOR SILVESTRE DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IGOR SILVESTRE DOS SANTOS
DATA : 19/07/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO:

A CRIAÇÃO DO JOGO “GEO STORIES” COMO LINGUAGEM PARA ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA ATRAVÉS DE ENIGMAS


PALAVRAS-CHAVES:

Imaginação, jogos, educação, Geografia e ensino-aprendizagem.


PÁGINAS: 42
RESUMO:

A imaginação desempenha um papel importante no dia a dia das pessoas, sendo empregada em diversas
situações, desde explicar direções até criar narrativas. Dentro desse contexto, os jogos são amplamente
explorados como forma de entretenimento entre amigos, familiares e também nos meios digitais. Portanto,
estabelecer uma conexão entre imaginação, jogos e educação por meio de abordagens metodológicas de
ensino-aprendizagem na escola contemporânea é crucial. A Geografia se integra naturalmente a esses
elementos; no entanto, muitos educadores ainda preferem métodos tradicionais de ensino focados na
transmissão de conhecimento, em vez de adotar abordagens criativas que promovem a aprendizagem.
Nesse sentido, o trabalho busca desenvolver o jogo "Geo Stories" como uma maneira de ensinar e
aprender conceitos geográficos por meio de desafios e enigmas. Além disso, pretende-se examinar a
importância do uso de jogos com propósitos educacionais no ensino de Geografia e explorar como as
Teorias da Aprendizagem Significativa e das Múltiplas Inteligências se relacionam com a utilização de
jogos como ferramenta educacional. No desenvolvimento desse projeto, foi realizada inicialmente uma
revisão bibliográfica sobre a ligação entre jogos e o ensino de Geografia. Em seguida, foi escolhido o tema
da Globalização para a criação das cartas. A terceira etapa envolveu a elaboração de um plano de aula
para preparar os alunos para o jogo. Posteriormente, foram ministradas aulas sobre Globalização e
realizada a aplicação do jogo. Por fim, a quinta etapa incluirá uma avaliação abrangente de todo o
processo de aprendizagem. Até o momento, as aulas expositivas foram conduzidas e as cartas estão
sendo finalizadas no software para posterior impressão e aplicação do jogo. Espera-se que o jogo se torne
uma ferramenta valiosa para facilitar a compreensão das competências e habilidades específicas dos
conteúdos geográficos, proporcionando aos alunos um momento de aprendizagem significativa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS
Presidente - ***.207.634-** - MARIA CRISTINA CAVALCANTI ARAÚJO - IFRN
Externa à Instituição - MARIANNA FERNANDES MOREIRA - UERJ
Notícia cadastrada em: 13/06/2024 16:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao