Banca de QUALIFICAÇÃO: NEUSA MOURA

DISCENTE : NEUSA MOURA
DATA : 16/05/2024
LOCAL: Sala de Reuniões do DPEC - Centro de Educação

O JOGO GEOCONEXÕES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINOAPRENDIZAGEM DA TEMÁTICA GLOBALIZAÇÃO

Ensino; Geografia; Globalização; Jogo.

O trabalho propõe a construção de um material didático para ser utilizado como ferramenta de ensino de Geografia. Tem como objetivo de elaborar um jogo de tabuleiro que possa contribuir para o processo de ensino-aprendizagem da temática globalização. Objetivos específicos: identificar como os jogos didáticos podem contribuir para construção de saberes por competências e habilidades; elaborar um jogo para turmas de 9°ano do Ensino Fundamental; aplicar e avaliar as contribuições do Jogo Geoconexões para o aprendizado dos alunos. Partindo de três questões norteadoras, que são: a) Como os jogos didáticos podem contribuir para desenvolver competências e habilidades que auxiliem a compreensão da temática globalização? b) De que forma podemos perceber que o uso dos jogos facilita a compreensão da globalização? c) Como o Jogo pode contribuir para ensinar a temática globalização numa abordagem histórico/contemporânea? A proposta de pesquisa segue a abordagem de caráter qualitativo de natureza aplicada. Os procedimentos metodológicos foram distribuídos em 7 etapas: a) levantamento do material bibliográfico; b) observação e à ministração de aula expositiva sobre a temática Globalização; c) A elaboração teórica e metodológica do jogo; d) A aplicação preliminar do protótipo do jogo com um grupo de licenciandos de Geografia, participantes do Programa Residência Pedagógica da UFRN; e) fazer as devidas correções e adequações, identificadas na análise e das impressões fornecidas pelos professores a respeito da primeira aplicação do protótipo; f) A aplicação do jogo (protótipo melhorado) nas turmas de 9°ano da referida escola; g) análise dos resultados das aprendizagens dos alunos.

Presidente - 1810361 - Pablo Sebastian Moreira Fernandez
Interno - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS