A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: CONSTRUINDO FERRAMENTAS PARA PRÁTICAS INCLUSIVAS DE ALUNOS COM TRANSTORNOS DE LEITURA E ESCRITA
Geografia; Inclusão; transtorno de leitura e escrita; ensino.
No presente trabalho elencou-se como objeto de estudo o trabalho docente com a disciplina geografia para com alunos com transtornos de leitura e escrita, enfatizando a dislexia, nosso problema da pesquisa focaliza na inclusão dentro do ensino de Geografia, como deve-se introduzir os primeiros conhecimentos geográficos em crianças com dificuldade na leitura e escrita? Será possível alfabetizar alunos que apresentam essas características a partir da leitura do meio? Quais recursos educacionais são necessários para fazê-lo? Nesse cenário definiu-se como objetivo geral elaborar material didático para subsidiar o trabalho docente em Geografia com alunos que apresentam transtornos de leitura e escrita (com ou sem laudo médico), no âmbito do Ensino Fundamental I. Sendo os especificos realizar uma revisão bibliográfica da literatura que trata das consequências dos transtornos de leitura e escrita, em especial a dislexia, no processo de ensino aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental; Investigar por meio de questionários as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes no processo de ensino aprendizagem, relacionadas aos alunos com transtornos de leitura e escrita; elaborar sugestões de atividades didático-pedagógicas para enriquecer o material didático. justifica-se pela interdisciplinaridade da disciplina Geografia nas séries iniciais, à qual é ministrada por docentes polivalentes que não dominam os conteúdos específicos da disciplina geografia e são designados a leciona-la a crianças que estão em processo de desenvolvimento da leitura e escrita. O referencial teórico e abordagem didatica abarca a relação entre a geografia e a educação inclusiva; educação e transtornos de leitura e escrita. Os materiais e métodos retratam o contexto e sujeitos da pesquisa, os procedimentos técnicos realizados, a aplicação dos questionários seguido da análise dos dados e posterior construção do produto educacional : Sequencia didática; os resultados confirmaram o problema apresentado e indicam como dificuldade docente desenvolver o trabalho com a categoria território sendo esta elencada na construção da cartilha fruto desta pesquisa a qual almeja auxiliar o trabalho docente na disciplina geografia apontando intervenções metodológicas dentro de sequências didáticas, ansiando contribuir significativamente na inclusão de alunos que apresentam transtornos de leitura e escrita (com e sem laudo).