POR UM ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALÉM DO REPRODUTIVISMO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO
Educação; Reprodução; Transformação; Sequência Didática; Realidade Vivida; Ensino De Geografia.
A política educacional brasileira refletida em leis, normas, documentos e projetos obedece aos pressupostos da educação como forma de reprodução da sociedade, normatizando e direcionando conteúdos e atitudes que corroboram com a formação de sujeitos alheios à realidade vivida, alienados. Por meio da educação, as classes dominantes encontram um caminho para difundir suas ideologias, reproduzir seus discursos e manter a dominação sobre as classes dominadas. Dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das avaliações internas e externas até projetos nascidos na sociedade civil, verifica-se a existência, explícita ou implícita, de orientações moldadas aos interesses hegemônicos, sendo os sujeitos dessas classes atuantes diretos na elaboração desses documentos, aliados aos agentes políticos. Na tentativa de contrapor a essa realidade, parte dos professores atua de maneira crítica diante das determinações verticalizadas que pouco ou em nada agregam à formação de sujeitos conscientes da sua própria realidade, para que possam, então, lutar por transformá-la. Essa atuação de ensino pressupõe o conhecimento do seu público e de sua realidade, assim como a estruturação teórico-metodológica que tenha como objetivo a preparação dos sujeitos para interpretarem e questionarem o cotidiano, entendendo a realidade como é. Nesta pesquisa, além dessa discussão teórica, propõe-se uma Sequência Didática que destaca a relação entre o ensino de Geografia e a realidade desigual que subordina a classe trabalhadora aos interesses das classes dominantes. Tendo como público-alvo turmas da 3ª série do Ensino Médio, a Sequência busca manter a participação ativa dos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem, para isso, orienta-se a construção teórica do material de ensino para embasar as ações dos professores em sala de aula, incentivando a reflexão crítica das práticas de ensino, movidas pelo desejo de transformar a sociedade.