LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Alfabetização. Alfabetização cartográfica. Cartografia escolar. Livro didático. Ensino de Geografia.
O presente trabalho tem como objetivo analisar o ensino de cartografia dos anos iniciais do ensino fundamental, propondo a elaboração de um livro didático de alfabetização cartográfica para ser trabalhado por professores do ensino fundamental I, com foco nos alunos do 4º e 5º ano. O livro está alinhado as propostas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) buscando desenvolver as competências e habilidades que são exigidas para os anos escolares citados. O livro didático de alfabetização cartográfica está dividido em cinco capítulos (orientação no espaço geográfico, produção e interpretação de legenda, escala e proporcionalidade, caderno de mapas e introdução a representação gráfica). A fundamentação teórica se baseou sobre revisões de literatura sobre os conceitos de alfabetização, alfabetização cartográfica e material didático, além dos documentos como os PCNS, DCN e PNLD. A metodologia se ancorou na pesquisa qualitativa, tendo com método a pesquisa participante com professores que atuam nessa etapa da educação básica mediante aplicação de questionário e análise do livro didático, temos a etapa do laboratório gráfico com o uso do QGIS, utilizado para elaboração dos mapas do livro didático. Resultados apontam para a demanda de um produto educacional com orientações e atividades que possam ser utilizados pelos alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental I, para o desenvolvimento da alfabetização cartográfica.