BIOMA CAATINGA – UM OLHAR SOBRE O RECORTE TERRITORIAL DE PATOS/PB
Semiárido; Ensino de Geografia; Material Paradidático; Temática regional.
Os livros didáticos disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) têm sido o principal recurso utilizado pelos professores da rede pública de ensino do Brasil. Entretanto, esses livros são produzidos em escala nacional e os conteúdos não são abordados de maneira densa e adequados às realidades regionais, especialmente quando se trata dos biomas brasileiros. Desse modo, esta pesquisa tem com objetivo produzir um material paradidático sobre as características naturais e socioambientais do Bioma Caatinga no recorte territorial de Patos/PB, especificamente para o 7º ano do Ensino Fundamental. O percurso metodológico deu-se inicialmente com o levantamento bibliográfico das obras clássicas e também atuais sobre o ensino de Geografia, seguido da análise do conteúdo presente nos livros didáticos. Posteriormente, será aplicado um questionário, que conterá perguntas sobre a abordagem deste conteúdo nos exemplares, o processo de ensino do mesmo e de sua importância. Este questionário será aplicado aos professores de geografia do Ensino Fundamental Anos Finais da rede pública municipal de Patos/PB. A análise dos dados permitirá identificar possíveis lacunas nos exemplares utilizados pelos professores, o que servirá de base para a produção do material textual. Este material poderá ser utilizado como complemento ao livro didático adotado pelas escolas, como também estará disponível na versão virtual (e-book) para consulta da população em geral. Quanto aos resultados preliminares a partir da análise feita nos livros didáticos verificou-se que embora a Caatinga seja o único bioma brasileiro, ainda é pouco explorado, fato observado nas abordagens do conteúdo que se encontra em poucas páginas ou parágrafos. E que de certo modo são carentes de informações e ilustrações que o descreva de forma fidedigna. Espera-se que o paradidático produzido contribua com o ensino mais detalhado da temática, de modo que os docentes e discentes tenham conhecimentos acerca das diferentes dinâmicas naturais e socioambientais de sua região.