Banca de QUALIFICAÇÃO: ELOÍZA LIMA E SOUZA DINIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELOÍZA LIMA E SOUZA DINIZ
DATA : 20/09/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de aula Geoprof
TÍTULO:

A ESCOLA ALÉM DOS MUROS: uma análise sobre Estágio Curricular Supervisionado I na formação inicial do professor de Geografia


PALAVRAS-CHAVES:

Estágio Supervisionado, Entorno Geográfico, Ensino de Geografia


PÁGINAS: 117
RESUMO:

O Estágio Curricular Supervisionado é uma etapa no processo de formação dos profissionais da educação, sendo, por isso, componente curricular dos cursos de licenciaturas, com o objetivo de propor, à formação inicial do professor em formação, as primeiras experiências didático-pedagógicas isto é, alinhar a formação teórica à prática na dimensão concreta: a escola da educação básica. Frente a essa questão este trabalho, se desdobra no sentido de analisar a metodologia utilizada no ensino de geografia na perspectiva do Estágio Supervisionado, especialmente nessa primeira fase que denominamos de Estágio I, com base em elementos reflexivos sobre a Geografia e o Entorno Geográfico, os sujeitos e as relações de vizinhança no substratro espacial consubstanciado na formação do professor durante as suas primeiras experiências no Estágio Curricular Supervisionado I. Em relação aos procedimentos metodológicos, a  metodologia analisada foram precedidas e subsidiadas por pesquisas bibliográficas e analises das ementas dos cursos de licenciatura em Geografia do Brasil e acompanhamento no trabalho de campo sobre o Entono Geográfico  a fim de aplicar a metodologia  de análise sobre entorno geográfico com os professores em formação ( alunos estagiário) durante a execução  do componente Estágio Curricular Supervisionado I no curso de licenciatura em Geografia do Campus Caicó/ UFRN. Após as aplicações, os dados obtidos foram sistematizados conforme as impressões da pesquisadora e dos professores em formação, possibilitando verificar que análise do Entono Geográfica como uma possibilidade metodológica que possibilita ao professor em formação despertar o seu olhar geográfico e mensurar, mediante ao desenvolvimento construção de conhecimento  de forma ampla e cidadã.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 396683 - SANDRA KELLY DE ARAUJO
Interna - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Interna - 2085238 - JEANE MEDEIROS SILVA
Interna - 350852 - TANIA CRISTINA MEIRA GARCIA
Notícia cadastrada em: 22/08/2019 11:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao