A ESCOLA ALÉM DOS MUROS: uma análise sobre Estágio Curricular Supervisionado I na formação inicial do professor de Geografia
Estágio Supervisionado, Entorno Geográfico, Ensino de Geografia
O Estágio Curricular Supervisionado é uma etapa no processo de formação dos profissionais da educação, sendo, por isso, componente curricular dos cursos de licenciaturas, com o objetivo de propor, à formação inicial do professor em formação, as primeiras experiências didático-pedagógicas isto é, alinhar a formação teórica à prática na dimensão concreta: a escola da educação básica. Frente a essa questão este trabalho, se desdobra no sentido de analisar a metodologia utilizada no ensino de geografia na perspectiva do Estágio Supervisionado, especialmente nessa primeira fase que denominamos de Estágio I, com base em elementos reflexivos sobre a Geografia e o Entorno Geográfico, os sujeitos e as relações de vizinhança no substratro espacial consubstanciado na formação do professor durante as suas primeiras experiências no Estágio Curricular Supervisionado I. Em relação aos procedimentos metodológicos, a metodologia analisada foram precedidas e subsidiadas por pesquisas bibliográficas e analises das ementas dos cursos de licenciatura em Geografia do Brasil e acompanhamento no trabalho de campo sobre o Entono Geográfico a fim de aplicar a metodologia de análise sobre entorno geográfico com os professores em formação ( alunos estagiário) durante a execução do componente Estágio Curricular Supervisionado I no curso de licenciatura em Geografia do Campus Caicó/ UFRN. Após as aplicações, os dados obtidos foram sistematizados conforme as impressões da pesquisadora e dos professores em formação, possibilitando verificar que análise do Entono Geográfica como uma possibilidade metodológica que possibilita ao professor em formação despertar o seu olhar geográfico e mensurar, mediante ao desenvolvimento construção de conhecimento de forma ampla e cidadã.