Utilizando o advento da realidade aumentada, com o implemento da geolocalização para potencialização da publicidade das organizações, através a aplicação VIRTEAL
Publicidade; Realidade Aumentada; Realidade Misturada; Geolocalização.
O formato tradicional de publicidade por meio da panfletagem, outdoors, busdoors, rádio e televisão, advindos de décadas do marketing de pouca interação com o indivíduo, esbarrou com o advento da internet que por sua vez atrelado com o avanço tecnológico dos computadores e dispositivos móveis (smartphones) nos apresenta soluções cada vez mais inovadoras e interativas. Com base nisto e com a evolução da Realidade Aumentada associada as câmeras dos celulares e a geolocalização, tendo o emprego do Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System - GPS), temos diversas possibilidades de explorar a publicidade com uma maior interatividade entre o usuário e a marca de um produto ou serviço, numa verdadeira simbiose entre o mundo virtual e o real. Ressalta-se também que determinados meios de publicidade geram resíduos sólidos que podem poluir o meio ambiente, como os papéis, mesmo estes sendo passíveis de reciclagem, além do impacto estético urbanístico causado pela apropriação de espaços que por ventura ofuscam a belezas naturais de uma determinada região. Assim sendo, temos como objetivo principal deste trabalho o desenvolvimento de uma aplicação móvel, denominada VIRTEAL®, para que empresas possam demarcar áreas em determinadas localidades de uma cidade, com o intuito de gerar conteúdos relevantes e personalizáveis de áudio, vídeo ou imagens, para a divulgação e comercialização de produtos ou serviços, com o emprego da Realidade Aumentada atrelada a geolocalização do usuário, sendo seu desenvolvimento baseado em uma das tecnologias acessíveis na atualidade como: AR.js (Web browser); AR Core (Android); ou ARKit (Apple).