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Dissertações |
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FRANCISCO ANDERSON FREIRE PEREIRA
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MONITORAMENTO AUTOMATIZADO E CONTROLE DA POSIÇÃO DO PACIENTE ACAMADO PARA PREVENIR A LESÃO POR PRESSÃO
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Orientador : EFRAIN PANTALEON MATAMOROS
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS ALEXANDRE CAMARGO DE ABREU
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EDILSON MARINHO DA SILVA JUNIOR
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EFRAIN PANTALEON MATAMOROS
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GLAUCIO BEZERRA BRANDAO
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RUMMENIGGE RUDSON DANTAS
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Data: 18/02/2022
Ata de defesa assinada:
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A Lesão por Pressão é um tipo de ferimento na pele que frequentemente acomete pacientes acamados com mobilidade comprometida, principalmente os idosos. Apesar da ênfase dada aos métodos de prevenção, o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida colaboram naturalmente com o aumento do número de casos a cada ano. Sendo assim, neste projeto, utilizando metodologias, técnicas e ferramentas para inovação, propõem-se soluções para monitoramento automatizado e controle da posição do paciente acamado em tempo real, com o intuito de auxiliar a execução correta do protocolo de mudança de decúbito (posição da pessoa deitada). Para tanto, os conceitos e contribuições de instituições como o The National Pressure Ulcer Advisory Panel, o National Pressure Injury Advisory Panel e o Instituto de Estudo de Saúde Suplementar foram utilizadas como embasamento teórico. Como resultado, pode-se observar duas opções de sensores inteligentes, um deles menos invasivo, ambos com arquiteturas de hardware e software funcionais, capazes de fornecer dados para realizar o monitoramento do paciente em tempo real e para a geração de informações que são apresentadas via interface gráfica Web.
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Pressure Injury is a type of skin injury that often affects bedridden patients with compromised mobility, especially the elderly. Despite the emphasis given to prevention methods, the aging of the population and the increase in life expectancy naturally collaborate with the increase in the number of cases each year. Therefore, in this project, using methodologies, techniques, and tools for innovation, solutions are proposed for automated monitoring and control of the position of the bedridden patient in real-time, in order to help the correct execution of the decubitus change protocol (position of the lying person). For that, the concepts and contributions of institutions such as The National Pressure Ulcer Advisory Panel, the National Pressure Injury Advisory Panel, and the Instituto de Estudos de Saúde Suplementar were used as the theoretical basis. As a result, two options for smart sensors can be observed, one of the less invasive, both with functional hardware and software architectures, capable of providing data to perform patient monitoring in real-time and to generate information that is presented via a graphical web interface.
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SAMUEL ALVES DIAS
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Método Apolus: método de gestão automatizada para sobras de caixa e Recebíveis
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Orientador : CARLOS ALEXANDRE CAMARGO DE ABREU
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS ALEXANDRE CAMARGO DE ABREU
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EDILSON MARINHO DA SILVA JUNIOR
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EFRAIN PANTALEON MATAMOROS
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LUCIANA DE FIGUEIREDO LOPES LUCENA
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Data: 21/02/2022
Ata de defesa assinada:
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O advento da tecnologia digital trouxe significativas mudanças na sociedade, como no mercado financeiro e sistemas integrados de gestão, que torna as transações financeiras muito mais eficientes. E nesse mundo, mudanças geram oportunidades, como na automação da gestão de tesouraria das empresas. A Apolus tenta criar uma ferramenta de gestão de tesouraria, onde faz o controle de caixa e executa liquidação de títulos, aplicações ou resgates de forma automática sem interferência humana ou prejudica o fluxo de caixa das empresas, gerando uma eficiência na administração do capital e diminuição nos custos de tesouraria. Uma vez com uma ferramenta assim validada, se inicia um processo de validação de um modelo de negócio escalável. Essa pesquisa faz um estudo de caso sobre a evolução da ideia e seu processo de construção até pensar em como deverão ser feitos os próximos passos para a criação de um negócio e os métodos escolhidos para tal. Diante disso, verifica-se que a ferramenta está em desenvolvimento em empresas do ramo de engenharia tanto como serviço, comércio ou indústria, onde é identificada melhorias e soluções em novas oportunidades de negócios.
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The advent of digital technology has brought changes in society, such as in the financial market and integrated management systems, which makes financial transactions much more efficient. And in this world, changes generate opportunities, such as in the automation of companies’ treasury management. Apolus tries to create a treasury management tool, where it controls cash and executes securities, applications or redemptions automatically without human interference or harms the cash flow of companies, generating efficiency in capital management and decrease in treasury costs. Once with a tool so validated, a process for validating a scalable business model begins. This research makes a case study about the evolution of the idea and its construction process until thinking about how the next steps need to be taken to create a business and the methods chosen to do so. Therefore, it appears that the tool is under development in companies in the engineering sector, whether as service, commerce or industry, where improvements and solutions are identified in new business opportunities.
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CASSIO LEANDRO DE QUEIROZ RODRIGUES
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EFEITOS JURÍDICOS E ECONÔMICOS NA APLICAÇÃO DIRETA DO APP FACEPONTO EM EMPRESA DE TERCEIRIZAÇÃO DE MÃO DE OBRA: UM ESTUDO DE CASO
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Orientador : AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
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MEMBROS DA BANCA :
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AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
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FRANCISCO MILTON MENDES NETO
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ORIVALDO VIEIRA DE SANTANA JUNIOR
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Data: 22/02/2022
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O Faceponto é um gerenciador de jornada de trabalho que utiliza reconhecimento facial, geo-referenciamento e inteligência artificial para otimizar produtividade e dar maior transparencia na relação empregador/empregado. Este trabalho tem a finalidade de discorrer sobre os efeitos jurídicos e econômicos, bem como os benefícios da aplicação do Faceponto em uma empresa de terceirização, tornando-a mais transparente juridicamente, produtiva, eficientes e ecoficiente os seus indicadores como demandas trabalhistas, energia, papel e recursos humanos, a partir da aplicação do gerenciamento das jornadas de trabalho por sistema virtual (Faceponto) e não mais como papel e relógios de ponto físicos. Foram coletados entre 2018 e 2020 dados como processos judiciais trabalhistas, kwh de energia, metro cúbico de água e resmas/kg de papel, tendo como resultado uma redução de 92% das demandas trabalhistas no tocante a controle de jornada, de 25% em energia kwh, 85% em papel/kg e 22% nas despesas financeiras com pessoal no setor de recursos humanos e departamento pessoal. Essa estratégia de aplicação do Faceponto trouxe um grande foco na inovação tecnológica, social e responsabilidade ambiental, com vista a alcançar a segurança jurídica e transparência na relação empresa-trabalhador, tornando o gerenciamento de jornadas de trabalho um importante instrumento para a sustentabilidade empresarial.
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Faceponto is a workday manager that uses facial recognition, geo-referencing and artificial intelligence to optimize productivity and provide greater transparency in the employer/employee relationship. This work aims to discuss the legal and economic effects, as well as the benefits of applying Faceponto in an outsourcing company, making it more legally transparent, productive, efficient and eco-efficient its indicators such as labor demands, energy, paper and human resources, from the application of the management of working hours through a virtual system (Faceponto) and no longer as paper and physical time clocks. Between 2018 and 2020, data such as labor lawsuits, energy kWh, cubic meter of water and reams/kg of paper were collected, resulting in a 92% reduction in labor claims regarding working hours control, 25% in energy kWh, 85% in paper/kg and 22% in financial expenses with personnel in the human resources sector and personnel department. This strategy of applying Faceponto brought a great focus on technological innovation, social and environmental responsibility, with a view to achieving legal security and transparency in the company-employee relationship, making the management of working hours an important tool for business sustainability.
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DARLLIN DE ARAÚJO CAETANO
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Startup Conecta Mapa - Plataformas de Gestão
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Orientador : ORIVALDO VIEIRA DE SANTANA JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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ORIVALDO VIEIRA DE SANTANA JUNIOR
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AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
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GLAUCIO BEZERRA BRANDAO
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GILTON SAMPAIO DE SOUSA
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Data: 23/02/2022
Ata de defesa assinada:
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Muitas startups que trabalham com plataformas de gestão possuem excelentes práticas desde a ideação até a implementação para o cliente final. Para iniciar e aperfeiçoar a sua metodologia operacional, a startup Conecta Mapa - Plataformas de Gestão utilizou as demandas existentes da Defesa Civil Estadual do Rio Grande do Norte em seu contexto temporal como estudo de caso dando origem a Plataforma Conecta Defesa Civil e a Plataforma Conecta Água. Para gerir informação e inovação dentro de uma empresa ou setores governamentais a startup teve como objetivo principal consolidar uma metodologia própria. Essa metodologia foi desenvolvida a partir da pesquisa de boas práticas via revisão da literatura e no aprendizado próprio das práticas no contexto onde as plataformas foram executadas, inovando assim não nos tipos de tecnologias utilizadas que se tornam temporariamente obsoletas, mas nos princípios experimentados que norteiam os processos operacionais. O método inovador criado está baseado em sete princípios, sendo eles 1 - paralelismo, 2 - legalidade, 3 - simplicidade, 4 - espaço, 5 - imaterialidade, 6 - integração ou unidade e 7 - beleza. Esses setes princípios podem ser detectados simultaneamente em páginas de qualquer plataforma desenvolvida pela startup. A recompensa com o uso de uma metodologia própria foi uma total transformação em todos os processos da startup, que passou a ser ágil, monetizar com boas margens e ter escalabilidade com diversos tipos de tecnologia. A partir da aplicação destes princípios foi possível escalar de duas aplicações na Defesa Civil para dez plataformas de gestão em outros setores governamentais e setores de âmbito privado, desde de pequenas empresas até indústrias. Com os mesmos princípios foi possível de forma ágil e acessível atender diferentes demandas específicas e solucionar problemas reais com as plataformas de gestão desenvolvidas pela startup Conecta Mapa - Plataformas de Gestão.
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Many startups that work with management platforms have excellent practices from ideation to implementation for the end customer. To start and improve its operational methodology, the startup Conecta Mapa - Plataformas de Gestão used the existing demands from Office of Civil Defense of Rio Grande do Norte in its temporal context as a case study giving birth to the Conecta Defesa Civil Platform and the Conecta Água Platform. To manage information and innovation within a company or government departments, the startup had the main objective to consolidate its own methodology. This methodology was developed from the research of good practices via literature review and in the learning of the practices in the context where the platforms were executed, innovating not in the types of technologies used that would become temporarily obsolete, but in the experienced principles that will manage the operational processes. The innovative method created is based on seven principles, 1 - parallelism, 2 - legality, 3 - simplicity, 4 - space, 5 - immateriality, 6 - integration or unity and 7 - beauty. These seven principles can be detected simultaneously on pages of any platform developed by the startup. The reward for using its own methodology was a total transformation of all the startup's processes, which became more agile, with good profit margins and scalable with different types of technology. The application of these principles made it possible to scale from two applications in the office of Civil Defense to ten management platforms in other government sectors and private sectors, from small companies to industries. With the same principles, it was possible in an agile and accessible way to answer different specific demands and solve real problems with the management platforms developed by the startup Conecta Mapa - Plataformas de Gestão.
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MARCOS ANDRÉ FARIAS DE OLIVEIRA
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Proposta de um Modelo para Avaliação de Oportunidades de Negócio
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Orientador : ANNA GISELLE CAMARA DANTAS RIBEIRO RODRIGUES
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MEMBROS DA BANCA :
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MARCIO ROBERTO MACHADO DA SILVA
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ANNA GISELLE CAMARA DANTAS RIBEIRO RODRIGUES
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GLAUCIO BEZERRA BRANDAO
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GUSTAVO BEZERRA PAZ LEITAO
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Data: 24/02/2022
Ata de defesa assinada:
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A presente pesquisa científico-empreendedora tem por objetivo desenvolver e validar um método de análise rápido e fácil de ideias de negócio que possa ser amplamente aplicável em diferentes situações empresariais. Para isso, buscamos no referencial teórico diferentes contribuições acerca do tema oportunidade de negócios de modo a fundamentar nosso processo analítico. Foi realizado levantamento de soluções existentes e procedemos a análise do material com vistas a fomentar a elaboração do nosso próprio quadro de avaliação de oportunidades. Na próxima fase da pesquisa buscaremos públicos de interesse, em especial estudantes universitários de graduação e pós-graduação, empreendedores em sistemas de incubação e empreendedores em estágio inicial (sem vendas realizadas) para participar de treinamento online para conhecimento do Quadro e para sua aplicação prática com vistas a obter feedbacks e testar sua eficácia.
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The present scientific-entrepreneurial research aims to develop and validate a method of quick and easy analysis of business ideas that can be widely applicable in different business situations. For this, we seek in the theoretical framework different contributions on the topic of business opportunity in order to support our analytical process. Existing solutions were surveyed and we analyzed the material in order to encourage the development of our own business opportunity canvas. In the next phase of the research, we will seek potential entrepreneurs, especially undergraduate and graduate university students, entrepreneurs in incubation systems and early stage entrepreneurs (with no sales made) to join a online training to learn about the business opportunity canvas and its practical application in order to get feedback and test its effectiveness.
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ANA GRAZIELLA FERNANDES NOBRE BULHÕES
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BIM OFFICE: PLATAFORMA WEB PARA VENDAS DE PROJETOS DE ENGENHARIA NA MODELAGEM BIM - BUILDING INFORMATION MODELING
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Orientador : LUCIANA DE FIGUEIREDO LOPES LUCENA
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MEMBROS DA BANCA :
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AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
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JOSYANNE PINTO GIESTA
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LUCIANA DE FIGUEIREDO LOPES LUCENA
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ORIVALDO VIEIRA DE SANTANA JUNIOR
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TAMMS MARIA DA CONCEICAO MORAIS CAMPOS
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Data: 25/02/2022
Ata de defesa assinada:
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A indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) tem sido influenciada por rápidas transformações tecnológicas, dentre as quais o BIM - Building Information Model, traduzido para o português “Modelo de Informação da Construção” tem se destacdo nos últimos tempos. Os projetos deixaram de ser elaborados em desenhos 2D sem informações e passaram a ser confeccionados digitalmente. O BIM está sendo um dos marcos da inovação na indústria AEC. A metodologia mostra-se um caminho promissor para a indústria da construção civil e possibilita a unificação de informações importantes, permite melhorias no projeto antes mesmo de sua execução e tem como um de seus principais objetivos a entrega de projetos e obras com a menor quantidade de erros possível, tornando os projetos mais fiéis ao produto final e possibilitando orçamentos mais precisos, execução de projetos mais eficaz e economia da obra. Para tanto, o Governo Federal está incentivando o uso do BIM no Brasil por meio de decretos e leis. Além das entidades da administração pública federal, os engenheiros, arquitetos e empresas da construção civil estão sendo atingidos por essas legislações, contudo, nem todos estão capacitados para trabalhar com projetos em BIM. Percebe-se, portanto, uma oportunidade de crescimento para os projetistas em BIM junto ao novo mercado que está surgindo. Perante a este cenário e o desejo de contribuir para o fomento da enconômia da indústria da construção civil, este trabalho teve como propósito realizar um estudo para o desenvolvimento de uma plataforma web, denominada de BIM Office, tem como objetivo proporcionar a conexão entre quem precisa comprar projetos em BIM com quem sabe projetar em BIM, por meio da mediação digital. Os estudos consistiram na realização de uma pesquisa de mercado, onde constatou-se a aderência do modelo de negócio, por conseguinte foi realizada a análise econômico-financeira da startup, utilizando os métodos VPL, TIR e Payback e, em sequência, também foi desenvolvido o produto mínimo viável (MVP) de baixa fidelidade com uso da técnica fumaça da plataforma web.
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The Architecture, Engineering and Construction (AEC) industry has been influenced by rapid technological changes, among which the BIM - Building Information Model, translated into Portuguese "Construction Information Model" has stood out in recent times. Projects were no longer made in 2D drawings without information and started to be made digitally. BIM is being one of the hallmarks of innovation in the AEC industry. The methodology proves to be a promising path for the civil construction industry and allows the unification of important information, allows improvements in the project even before its execution and has as one of its main objectives the delivery of projects and works with the least amount of errors as possible, making the projects more faithful to the final product and enabling more accurate budgets, more efficient project execution and construction savings. To this end, the Federal Government is encouraging the use of BIM in Brazil through decrees and laws. In addition to federal public administration entities, engineers, architects and construction companies are being affected by these legislations, however, not all are qualified to work with BIM projects. Therefore, there is an opportunity for growth for BIM designers in the new emerging market. In view of this scenario and the desire to contribute to the promotion of the economy of the construction industry, this work aimed to carry out a study for the development of a web platform, called BIM Office, which aims to provide the connection between those who need buy BIM projects with those who know how to design in BIM, through digital mediation. The studies consisted of carrying out a market research, where the adherence of the business model was verified, therefore, the economic-financial analysis of the startup was carried out, using the NPV, IRR and Payback methods and, in sequence, it was also developed the low fidelity minimum viable product (MVP) using the smoke technique of the web platform.
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YURI SOARES DA SILVA
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LIA - DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO DE AUDITORIA DE INOVAÇÃO ENXUTA APLICADA A INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO
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Orientador : CRISTIANO ALVES DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARILIA MATOS GONÇALVES
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CRISTIANO ALVES DA SILVA
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EFRAIN PANTALEON MATAMOROS
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HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS
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Data: 25/02/2022
Ata de defesa assinada:
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Qualquer projeto ou negócio, independentemente do seu porte, precisa inovar, e isso não é mais uma opção, é questão de sobrevivência. Porém, inovar não é uma tarefa fácil, principalmente para o setor de educação. O setor de educação é carente de inovação no Brasil, pois as estruturas organizacionais das instituições de ensinos são bastante rígidas e parte disso é devido a burocracias e barreiras para implementação de novas ideias. Então, observada essa necessidade de mercado, tem surgido uma série de soluções para aproximar a inovação as organizações educacionais, ainda que, em sua grande maioria, focados em desenvolvimento de metodologias pedagógicas e inovações em tecnologia, com alto custo e longos períodos de desenvolvimento, deixando de lado áreas da escola como gestão e negócio. Diante deste cenário, esta pesquisa científico-empreendedora buscou analisar e validar a oportunidade apresentada para criar uma metodologia dedicada a desenvolver uma solução para o setor educacional, para identificar gargalos inovativos e potencializar o processo de inovação dessas empresas, ajudando a buscar novas estratégias e novas forma de gerar valor ao negócio de maneira rápida. A partir da abordagem Double Diamond, usada para nortear o processo de validação e criação da LIA - Lean Innovation Audit, ou Auditoria de Inovação Enxuta, uma metodologia para identificação de gargalos e gaps inovativos em instituições de ensino e desenvolvimento de potencial inovador de escolas. Foi desenvolvido um estudo de caso utilizando a abordagem com uma empresa da área de T.I e os resultados alcançados com a LIA , trouxeram melhorias para a organização, apresentando um enorme potencial em sua aplicação em diferentes áreas.
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Any project or business, regardless of its size, needs to innovate, and this is no longer an option, it is a question of survival. However, innovating is not an easy task, especially for the education sector. The education sector is lacking in innovation in Brazil, as the organizational structures of teaching institutions are quite rigid and part of this is due to bureaucracies and barriers to the implementation of new ideas. So, this market need is necessary, a series of solutions has emerged to bring innovation closer together as educational organizations, although, in the great majority, focused on the development of pedagogical methodologies and innovations in technology, with high cost and long periods of development, leaving aside school areas such as management and business. Given this scenario, this scientific-entrepreneurial research sought to analyze and validate an opportunity presented to create a methodology dedicated to developing a solution for the educational sector, to identify innovative bottlenecks and to enhance the innovation process of these companies, to help search for new strategies and new ways to generate value to the business quickly. Based on the Double Diamond approach, used to guide the validation and creation process of LIA - Lean Innovation Audit, a methodology for identifying bottlenecks and innovative gaps in educational institutions and the development of innovative potential in schools. A case study was developed using an approach with a company in the IT area and the results achieved with an LIA, brought improvements to the organization, a huge potential in its application in different areas.
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LUCIELLY OLIVEIRA WATSON
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PROQUALI, BPF EM SUAS MÃOS: APLICATIVO PARA IMPLANTAÇÃO E MONITORAMENTO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM QUEIJEIRAS ARTESANAIS
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Orientador : HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS
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DIEGO RODRIGO CABRAL SILVA
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Gerla Castello Branco Chinelate
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Data: 24/10/2022
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A promulgação das leis que regularizaram a elaboração de queijos e manteiga artesanais no Estado do Rio Grande do Norte (RN), permitiu a comercialização de queijos e manteiga artesanal, produzidos de acordo com a forma e a cultura regional, desde que tenham o selo ARTE, que regulariza e permite a venda de produtos artesanais em todo o Brasil, mesmo para os estabelecimentos sem Inspeção Federal. Essa conjunção de fatores, estimula o desenvolvimento do agronegócio no RN, em especial o setor de produtos lácteos. Contudo, por mais que estas novas legislações flexibilizem as normas de produção de derivados lácteos, um ponto em comum em todas elas são os requisitos de qualidade. Embora seja permitida a produção de queijos a partir de leite não pasteurizado, é essencial que haja padrões mínimos de segurança alimentar implantados, de forma que a saúde dos consumidores não seja afetada. Por isso, é necessário que a produção do queijo e da manteiga artesanais obedeça aos programas de Boas Práticas de Fabricação (BPF), que são um conjunto de tratados sobre os conceitos básicos de higiene operacional que as empresas devem seguir de forma a garantir produtos sem riscos aos consumidores. Por outro lado, as micro e pequenas empresas tem algumas dificuldades na implantação do Programa de BPF. A primeira delas está relacionada à falta de mão de obra qualificada para a elaboração interna das normas de BPF, o que leva as empresas a buscarem consultorias externas para a criação do Programa, gerando um custo a mais no já oneroso processo de regularização destes estabelecimentos. O segundo problema está relacionado à manutenção do BPF. Em versões mais simples, este pode conter dezenas de planilhas a serem preenchidas em momentos diversos (diárias, semanais, quinzenais, semestrais e anuais), o que gera um volume de informação de difícil organização para estas empresas, acarretando a desatualização constante do programa. As pequenas queijeiras artesanais, as minis usinas de beneficiamento de leite e demais empresas que processam baixos volumes de leite normalmente não contam com um responsável capacitado para a atuação nesta área, sendo normalmente responsabilidade do proprietário do estabelecimento manter estes registros em ordem, o que nem sempre acontece. Por esses motivos, o objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um aplicativo que possa abranger as principais listas de verificação e planilhas de controle de um modelo genérico de BPF, com alertas sobre os controles a serem verificados no dia, opções para cadastramento e acompanhamento das não conformidades, relatórios gerenciais e demais requisitos e recursos necessários à implantação e manutenção das Boas Práticas de Fabricação. A inovação incremental desta proposta é o desenvolvimento do aplicativo de baixo custo, que permitirá a inserção das pequenas e médias empresas nos pré-requisitos para a certificação juntos aos serviços oficiais de inspeção e, por conseguinte, possibilitar a entrada destas empresas no mercado formal, gerando renda e emprego em suas regiões.
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The enactment of laws that regularized the production of artisanal cheeses and butter in the State of Rio Grande do Norte (RN), allowed the commercialization of artisanal cheeses and butter, produced according to the regional form and culture, if they have the ARTE seal, which regulates and allows the sale of artisanal products throughout Brazil, even for establishments without Federal Inspection. This combination of factors stimulates the development of agribusiness in RN, especially the dairy sector. However, as much as these new legislations make the rules to produce dairy products more flexible, a common point in all of them is the quality requirements. While cheese production from unpasteurized milk is permitted, it is essential that minimum food safety standards are in place so that consumers' health is not affected. Therefore, it is necessary that the production of artisanal cheese and butter obey the Good Manufacturing Practices (GMP) programs, which are a set of treaties on the basic concepts of operational hygiene that companies must follow to guarantee products without risks to consumers. On the other hand, micro and small companies have some difficulties in implementing the GMP Program. The first one is related to the lack of qualified labor for the internal elaboration of GMP standards, which leads companies to seek external consultants for the creation of the Program, generating an additional cost in the already costly process of regularization of these establishments. The second problem is related to the maintenance of the BPF. In simpler versions, it can contain dozens of worksheets to be filled in at different times (daily, weekly, fortnightly, semiannually and annually), which generates a volume of information that is difficult to organize for these companies, causing the program to be constantly outdated. Small artisanal cheese makers, mini milk processing plants and other companies that process low volumes of milk usually do not have a responsible person trained to work in this area, and it is normally the responsibility of the establishment owner to keep these records in order, which is not always happens. For these reasons, the objective of this project is the development of an application that can cover the main checklists and control sheets of a generic GMP model, with alerts about the controls to be verified on the day, options for registration and monitoring of the non-conformities, management reports and other requirements and resources necessary for the implementation and maintenance of Good Manufacturing Practices. The incremental innovation of this proposal is the development of a low-cost application, which will allow the inclusion of small and medium-sized companies in the prerequisites for certification together with the official inspection services and, therefore, allow these companies to enter the formal market, generating income and employment in their regions.
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ITALO ANDRADE DE SOUZA
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ROADS: METODOLOGIA PARA GESTÃO DE UNIDADES REMOTAS EM OPERAÇÕES BASEADAS EM SERVIÇOS
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Orientador : ZULMARA VIRGINIA DE CARVALHO
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MEMBROS DA BANCA :
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CRISTIANO ALVES DA SILVA
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ZULMARA VIRGINIA DE CARVALHO
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GLAUCIO BEZERRA BRANDAO
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NATALIA VELOSO CALDAS DE VASCONCELOS
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Data: 31/10/2022
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Séries históricas por todo o mundo - incluindo o Brasil - mostram o aumento da importância da prestação de serviços não apenas na riqueza gerada, mas também na proporção de empregos gerados globalmente. Além da tendência natural de urbanização da economia - quase que exclusivamente puxada em séculos anteriores por agricultura e, posteriormente, indústrias -, uma atual tendência do mercado é a transformação de comercialização de produtos em prestação de serviços através da “venda da experiência”, o que deve tende a acelerar ainda mais o crescimento da importância do setor de serviços na economia global. Adicionalmente, a partir da globalização das empresas e remotização do regime de trabalho - o que foi tremendamente impulsionado pela recente pandemia mundial por COVID-19 -, a necessidade de gerenciamento de unidades, times ou departamentos em locais de trabalho diferentes da matriz da empresa similarmente foi aumentada significativamente. Nesse contexto, o presente projeto objetivou a pesquisa de possíveis soluções para as necessidades de gerenciamento apontadas acima, testes daquelas e posterior desenvolvimento de uma metodologia de gestão para empresas que possuem unidades remotas -ou avançadas- têm suas operações baseadas em prestação de serviço. Tal análise e desenvolvimento da metodologia foi realizada através de uma pesquisa-ação utilizando abordagem qualitativa, com a pesquisa de uma série de ferramentas de gestão com focos em diferentes perspectivas -estratégia, processos, qualidade, pessoas e controle. Os testes foram realizados em ambiente prático -uma startup da área de Marketing-Tech- e as observações do autor foram complementadas pelas observações da equipe da empresa. Ao final da pesquisa, testes, análises, e iterações de desenvolvimento, foi compilada a metodologia ROADS, composta pelas ferramentas pesquisadas que se mostraram pertinentes ao caso e cenário estudados, além de ferramentas específicas que se mostraram mais adequadas para a composição do conjunto, incluindo não apenas a utilização pontual de cada ferramenta, mas também o conjunto de entradas e saídas de cada uma daquelas durante a aplicação. Com a metodologia desenvolvida, espera-se que sua disponibilização no mercado consiga, assim como demonstrado em seus testes práticos, auxiliar empresas com operações baseadas em serviços com unidades avançadas a alcançarem uma gestão mais eficaz e eficiente, além de servir de suporte para tomadas de decisão de melhorias pela equipe interna de cada empresa utilizadora.
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Mostrar Abstract
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Historical trends from all over the world - including Brazil - have shown the increase in the importance of service provision, not only regarding the wealth generated but also the amount of generated jobs. Besides the natural urbanization tendency of the economy -pushed up by agriculture and industrial production throughout the previous centuries-, a current trend of the market is the "offer of experiences" increasing the number of companies providing services to their customer and the importance of services on the global economy. Additionally, the globalization of companies and the work regime becoming remote in many companies -which was hugely accelerated by the COVID-19 pandemic- increased the need to improve the management of units, departments, or teams that operate from a different address than the main company's branch. Considering that scenery, the current project aimed to research possible solutions for the needs pointed out previously, besides testing and developing a management methodology for companies that operate through remote units and provide services. This analysis and development of the method were made by action research and a qualitative approach, including the study of different management tools that focus on the analyzed management perspectives -strategy, processes, quality, people, and control. The tests happened in a real environment -a Marketing-tech startup- and the company's team's notes complemented the author's observations. At the end of the research, tests, analysis, and development iterations, the ROADS methodology was compiled composed of both the studied tools that fitted the analyzed cases, and the specific tools developed specifically for it, considering not only the individual use of those tools but each one's group of inputs and outputs during their utilization. It's expected that the tested and developed methodology will help service providers with remote units to achieve more efficient and effective management, just like observed during the tests, besides being new support for decisions making for those cases.
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MONA PAULA SANTOS DA NÓBREGA LIRA
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INCLUTEC: TECNOLOGIA PARA DIVERSIDADE E INCLUSÃO ORGANIZACIONAL (D&I)
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Orientador : HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS
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EDGARD DE FARIA CORREA
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JULIO FRANCISCO DANTAS DE REZENDE
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JOÃO BATISTA DE FREITAS
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Data: 28/11/2022
Ata de defesa assinada:
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Foi apenas entre 1990 e 2000 que o termo Empreendedorismo Social foi difundido no Brasil. O empreendedorismo social, antes de tudo, trata-se de uma ação inovadora voltada para o campo social cujo processo se inicia com a observação de determinada situação-problema local, para a qual se procura, em seguida, elaborar uma alternativa de enfrentamento. Nessa linha de atuação, destaca-se neste estudo o Empreendedorismo com impacto social, no qual o empreendedor visa ao lucro financeiro para o seu próprio favorecimento, mas provoca certo impacto social onde atua por meio do seu Negócio/startup de Impacto, que alinha a resolução de problemas socioambientais e geração de lucro. Assim, ao identificar como situação-problema a reduzida inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, mesmo diante de profissionais PcD disponíveis, são necessárias ferramentas tecnológicas e inovadoras que facilitem o processo de contratação de PcD para as empresas. Bem como desenvolver e validar uma tecnologia capaz de conectar profissionais PcD do mercado de trabalho e de capacitações com acessibilidade para aumentar a inclusão e diversidade organizacional. Dentro desse propósito, foi realizada pesquisa descritiva com o objetivo de compreender o comportamento das empresas em relação às PcD no Rio Grande do Norte. Adicionalmente, foi avaliado o potencial de uso da tecnologia desenvolvida por meio de uma pesquisa aplicada com empresas e profissionais. Compreendeu-se assim a dinâmica do mercado do RN, seus gargalos e oportunidades, e avaliou-se a aplicação da tecnologia Inclutec e sua capacidade de alocar profissionais e aumentar a inclusão e a diversidade nas empresas, mostrando-se um negócio viável e escalável.
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It was only between 1990 and 2000 that the term Social Entrepreneurship was spread in Brazil. Social entrepreneurship, above all, is an innovative action aimed at the social field whose process begins with the observation of a particular local problem situation, for which one seeks, then, to develop an alternative to face it. In this line of action, Entrepreneurship with social impact stands out in this study, where the entrepreneur seeks financial profit for his own benefit but causes a certain social impact where he acts through his Impact Business/startup, which aligns the resolution of problems socio-environmental and profit generation. Thus, identifying as a problem situation the reduced inclusion of people with disabilities in the job market even in the face of available PWD professionals, technological and innovative tools are necessary to facilitate the PWD hiring process for companies. Develop and validate a technology capable of connecting PcD professionals from the job market and training with accessibility, increasing inclusion and organizational diversity. Within this purpose, descriptive research was carried out to understand the behavior of companies in relation to PWDs in Rio Grande do Norte. Additionally, the potential use of the developed technology was evaluated, through applied research with companies and professionals. Thus, the dynamics of the RN market, its bottlenecks and opportunities were understood, and the application of Inclutec technology and its ability to allocate professionals and increase inclusion and diversity in companies were evaluated, proving to be a viable and scalable business.
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WECSLEY SOARES DE SOUZA COSTA
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INDICADORES COMO BASE PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE SUPERMERCADOS VAREJISTAS
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Orientador : JAMERSON VIEGAS QUEIROZ
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO LOPES MARQUES
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JAMERSON VIEGAS QUEIROZ
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MARCIANO FURUKAVA
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MARCO ANTONIO LEANDRO CABRAL
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Data: 28/11/2022
Ata de defesa assinada:
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A presente dissertação trata a gestão de loja como diferencial competitivo dentro das organizações de varejo, em especial a de supermercados. Diversos gargalos, sejam na gestão e/ou na operação dentro de uma loja podem impactar fortemente seus resultados seja de vendas, perdas, rupturas e, principalmente, a experiência de compra do cliente. Tendo a dissertação como objetivo apresentar um modelo replicável de processos gerenciais dentro de uma loja de supermercados varejistas, Dessa forma, são tomados como referência os temas relacionados à gestão, planejamento e rotina de processos voltada ao desenvolvimento de estratégias que mitiguem situações problemas, tratando o conjunto de métodos e padrões de trabalho das atividades gerenciais, desenvolvendo um modelo a ser efetivamente implantado, com a padronização e documentação de processos de cada setor. O estudo se realizará através do desenvolvimento de duas etapas: a primeira, exploratória, que tratou da revisão do referencial teórico e construção do modelo de análise; e, a segunda, de cunho conclusivo, a qual se concretizou mediante a realização do levantamento de indicadores como vendas e perdas da loja e de suas categorias. A metodologia adotada segue como base estudos bibliográficos e estudo de situações e soluções de problemas de campo, de coleta de dados numéricos através do sistema Concinco (software de gestão de indicadores), que podem após analisados gerar pontos de melhorias na gestão, estudo de caso com aprofundamento nos processos definidos como prioridades. Por fim, espera-se ao final desta pesquisa uma melhora na gestão do gerente de loja e dos gerenciadores de cada setor, trazendo retorno para a empresa, nas melhorias de processos, satisfação dos clientes resultados financeiros.
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This dissertation deals with store management as a competitive differential within retail organizations, especially supermarkets. Several bottlenecks, whether in the management and/or in the operation within a store, can strongly impact your results, whether in sales, losses, ruptures and, above all, the customer's shopping experience. Having the dissertation as an objective to present a replicable model of management processes within a retail supermarket store, In this way, topics related to management, planning and routine of processes are taken as a reference to the development of strategies that mitigate problem situations, treating the set of work methods and standards of management activities, developing a model to be effectively implemented, with the standardization and documentation of processes in each sector. The study will be carried out through the development of two stages: the first, exploratory, which dealt with the review of the theoretical framework and construction of the analysis model; and, the second, of a conclusive nature, which was materialized by carrying out a survey of indicators such as sales and losses of the store and its categories. The methodology adopted is based on bibliographic studies and the study of situations and solutions to field problems, collection of numerical data through the Concinco system (indicator management software), which can after analyzed generate points for improvement in management, case study with depth in the processes defined as priorities. Finally, it is expected at the end of this research an improvement in the management of the store manager and managers of each sector, bringing return to the company, in process improvements, customer satisfaction, financial results.
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MARIO BARROS MADEIRA FILHO
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APLICAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE PROCESSOS DE PROGRESSÃO DE SERVIDORES-TÉCNICOS DA UFRN
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Orientador : HERCULANA TORRES DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS
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HERCULANA TORRES DOS SANTOS
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ANDRE MORAIS GURGEL
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RAISSA TAVARES VIEIRA QUEIROGA
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Data: 01/12/2022
Ata de defesa assinada:
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Desde a Revolução Industrial até os dias atuais, os avanços tecnológicos vêm trazendo várias transformações no âmbito das organizações, com a utilização de sistemas inteligentes que podem facilitar e acelerar a realização de tarefas de maneira eficiente e eficaz. Deste modo, apoiando-se na ideia de que as inovações tecnológicas podem trazer agilidade nos processos de progressão de técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com autorização da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), justifica-se a realização deste trabalho por entender ser importante estudar a Inteligência Artificial (IA) neste contexto, e por acreditar que a temática apresentada poderá servir de incentivo para que gestores, públicos ou privados, invistam em sistemas inteligentes. Sendo assim, o objetivo maior deste trabalho consistiu em analisar a contribuição da Inteligência Artificial como ferramenta auxiliar na agilidade e segurança no processo de progressão de técnicos administrativos, como forma de eliminar ou minimizar os problemas atualmente enfrentados. Trata-se de um estudo de caso na UFRN, especificamente nos setores DPCC e DCEP principais envolvidos no tramite desse tipo de processo, verificando-se o fluxo do processo de progressão atual; e sugerindo-se um novo fluxo com sugestões de melhorias. Em linhas gerais, espera-se que a progressão dos técnicos administrativos da UFRN possa ter a mesma eficácia e redução de tempo de processo que a dos docentes, uma vez que o sistema para esta categoria já alcançou resultados positivos. Acredita-se que, com a automação com IA em parte desse fluxo, os problemas existentes nos processos de progressão de técnicos da UFRN serão reduzidos.
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From the Industrial Revolution to the present day, technological advances have brought several transformations within organizations, with the use of intelligent systems that can facilitate and accelerate the performance of tasks efficiently and effectively. Thus, based on the idea that technological innovations can bring agility to the progression processes of technicians at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) with authorization from the Dean of Personnel Management (PROGESP), it is justified the accomplishment of this work for understanding that it is important to study Artificial Intelligence (AI) in this context, and for believing that the presented theme can serve as an incentive for managers, public or private, to invest in intelligent systems. Therefore, the main objective of this work was to analyze the contribution of Artificial Intelligence as an auxiliary tool in the agility and security in the process of progression of administrative technicians, as a way to eliminate or minimize the problems currently faced. This is a case study at UFRN, specifically in the main DPCC and DCEP sectors involved in the processing of this type of process, verifying the flow of the current progression process; and suggesting a new flow with suggestions for improvements. In general terms, it is expected that the progression of administrative technicians at UFRN can have the same effectiveness and reduction of process time as that of professors, since the system for this category has already achieved positive results. It is believed that, with automation with AI in part of this flow, the existing problems in the UFRN technician progression processes will be reduced.
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JUDSON JORIS DA SILVA SOARES
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CONTRACT RESET: CONSULTORIA PARA ANÁLISE DE REEQUILÍBRIO
ECONÔMICO-FINANCEIRO DE CONTRATOS – PROPOSTA DE METODOLOGIA ANALÍTICA
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Orientador : HERCULANA TORRES DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS ALEXANDRE CAMARGO DE ABREU
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ENIO FERNANDES AMORIM
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HERCULANA TORRES DOS SANTOS
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KAROLYNE SANTANA COSTA VASCONCELOS
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PAULO EDUARDO VIEIRA CUNHA
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Data: 08/12/2022
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A indústria da construção civil vem passando por muitas modificações, em procedimentos, metodologias construtivas, formas de contratação e diversas outras vertentes. Uma dessas vertentes é a que está diretamente relacionada com a gestão de contratos, tendo vários temas imbuídos nessa ciência, seja reajustamento contratual, equilíbrio econômico financeiro e a própria gestão contratual. A maior dificuldade das empresas não está na compra do material, ou na contratação de pessoal e sim nas metodologias utilizadas e na gestão da saúde financeira do contrato. Sempre que o País ou o mundo passam por grandes dificuldades que refletem na economia, no caso atual podemos destacar a COVID 19, essas dificuldades afetam todas as vertentes econômicas, em especial a construção civil, pelo fato de usar insumos de diferentes naturezas e que possuem grande variação e impacto. Pensando nisso, com a finalidade de proporcionar às empresas a possibilidade de analisar, de forma fiel à legislação, a saúde financeira do contrato, demonstrando a questão do equilíbrio econômico financeiro do contrato, que a CONTRACT RESET desenvolveu uma metodologia simples e eficiente para promover tal análise e colocou o serviço no mercado como uma contratação de consultoria técnica especializada. Isso proporcionará às empresas uma visão real da situação contratual fazendo com que possam voltar a manter as condições iniciais contratadas através de procedimento: chamada de reequilíbrio econômico financeiro do contrato.
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The construction industry has undergone many changes in procedures, construction methodologies, forms of contracting and several other aspects. One of these aspects is directly related to contract management, having several themes imbued in this science, whether contractual readjustment, economic-financial balance and contractual management itself. The biggest difficulty for companies is not in the purchase of material, or in hiring personnel, but in the methodologies used and in the management of the financial health of the contract. Whenever the country or the world goes through great difficulties that reflect on the economy, in the current case we can highlight COVID 19, these difficulties affect all economic aspects, especially civil construction, due to the fact that it uses inputs of different natures and that have great variation and impact. With this in mind, in order to provide companies with the possibility of analyzing, faithfully to the legislation, the financial health of the contract, demonstrating the issue of the economic and financial balance of the contract, that CONTRACT RESET has developed a simple and efficient methodology to promote such analysis and put the service on the market as a specialized technical consultancy contract. This will provide companies with a real view of the contractual situation, allowing them to return to maintaining the initial conditions contracted through a procedure called economic-financial rebalancing of the contract.
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DANIEL GLEIDSON DO NASCIMENTO
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CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: UMA INSTITUIÇÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
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Orientador : HERCULANA TORRES DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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HERCULANA TORRES DOS SANTOS
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GLAUCIO BEZERRA BRANDAO
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GILTON SAMPAIO DE SOUSA
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Data: 12/12/2022
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As interações entre estes atores de um Sistema Nacional de Inovação são alvo de pesquisas, de forma a maximizar a eficiência entre as instituições. Neste sentido, Etzkowitz e Leydesdorff (1995) ao estudar a dinâmica da interação tecnológica, identificam três personagens principais: universidade, empresa e governo, o conhecido modelo proposto da Hélice Tríplice. De maneira sucinta, a universidade é onde ocorre a geração do conhecimento, a empresa é o local onde existe a aplicação prática deste conhecimento e o governo é o responsável por fomentar e financiar os processos de inovação e reduzir as dificuldades para a implantação e desenvolvimento da cultura de inovação. Neste modelo, as interações entre estes atores devem ser funcionais e também institucionais, com ampla relação entre estas instituições. No âmbito do governo, foi promulgada a Lei Federal 10.973, em 02 de dezembro de 2004, conhecida como Lei da Inovação. Surgiu com a intenção de harmonizar e estabelecer relações entre universidades, empresas e órgãos de governos, criando um ambiente mais favorável e dinâmico para o desenvolvimento do processo de inovação; sobretudo, um ambiente com segurança jurídica (BRASIL, 2004). Neste sentido, os órgãos de governo têm demonstrado interesse em alterar o arcabouço jurídico sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, criando um ambiente mais favorável para concepção de novas parcerias e estratégias de criar novos produtos e processos. Neste sentido, este trabalho visa estabelecer o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação, de forma que possa desenvolver pesquisa e, com isso, preparar o alicerce para a criação de um ambiente favorável aos processos de inovação, onde a pesquisa desenvolvida na Corporação em estudo possa ser realizada através da constituição de parcerias estratégicas e desenvolvimento de projetos de cooperação, sendo aplicada toda a legislação sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, inclusive os recentes marcos regulatórios.
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The interactions between these actors of a National Innovation System are the subject of research, in order to maximize efficiency between institutions. In this sense, Etzkowitz and Leydesdorff (1995) when studying the dynamics of technological interaction, identify three main characters: university, company and government, the well-known proposed model of the Triple Helix. Briefly, the university is where knowledge generation takes place, the company is the place where this knowledge is applied in practice, and the government is responsible for promoting and financing innovation processes and reducing difficulties for the implementation and development of innovation. innovation culture. In this model, the interactions between these actors must be functional and also institutional, with broad relationship between these institutions. Within the scope of the government, Federal Law 10,973 was enacted on December 2, 2004, known as the Innovation Law. It emerged with the intention of harmonizing and establishing relationships between universities, companies and government bodies, creating a more favorable and dynamic environment for the development of the innovation process; above all, an environment with legal security (BRASIL, 2004). In this sense, government bodies have shown interest in changing the legal framework on Science, Technology and Innovation, creating a more favorable environment for designing new partnerships and strategies to create new products and processes. In this sense, this work aims to establish the Military Fire Brigade of the State of Rio Grande do Norte as a Scientific, Technological and Innovation Institution, so that it can develop research and, with that, prepare the foundation for the creation of an environment favorable to the innovation processes, where the research developed in the Corporation under study can be carried out through the establishment of strategic partnerships and development of cooperation projects, applying all legislation on Science, Technology and Innovation, including the recent regulatory frameworks.
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JESSICA CAROLINE MACEDO TEIXEIRA MARTINS
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Sistema LEVES: Utilizando o Aprendizado de Máquina para o Monitoramento de Transtornos Mentais Comuns no Trabalho
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Orientador : EFRAIN PANTALEON MATAMOROS
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MEMBROS DA BANCA :
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EFRAIN PANTALEON MATAMOROS
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CARLOS ALEXANDRE CAMARGO DE ABREU
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MARCO ANTONIO LEANDRO CABRAL
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EDILSON MARINHO DA SILVA JUNIOR
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REGINA CARMEN ESPOSITO
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Data: 15/12/2022
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Os transtornos mentais consistem num importante problema de saúde pública capaz de prejudicar o pleno funcionamento afetivo, social e laboral do indivíduo. Quando os sintomas ansiosos, depressivos ou somáticos não preenchem critérios para o diagnósticos de ansiedade e/ou depressão, esses sintomas são designados Transtornos Mentais Comuns, um quadro que, embora menos crítico que os transtornos mentais graves, é altamente prevalente e tem forte impacto no sofrimento mental e qualidade de vida. Considerando seus recentes avanços e aplicações na previsão, promoção da saúde mental, diagnóstico e tratamento de transtornos psiquiátricos, esta pesquisa tem por objetivo desenvolver um sistema de monitorização de Transtornos Mentais Comuns e insatisfação no trabalho em servidores públicos utilizando técnicas de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina. Para tanto, se baseará em uma metodologia diversificada, a qual será realizada em quatro etapas: revisão de literatura; pesquisa documental; desenvolvimento das ferramentas baseado em técnicas de design thinking, metodologias ágeis e lean; e validação. Como resultados esperados, buscamos desenvolver e validar a solução “Sistema LEVES: Levantamento de Emoções e Sentimentos” e deixar a ferramenta disponível para o uso.
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Mental disorders are an important public health problem capable of impairing the individual's full affective, social and work functioning. When anxious, depressive or somatic symptoms do not meet the criteria for the diagnosis of anxiety and/or depression, these symptoms are called Common Mental Disorders, a condition that, although less critical than severe mental disorders, is highly prevalent and has a strong impact on the mental suffering and quality of life. Considering its recent advances and applications in the prediction, promotion of mental health, diagnosis and treatment of psychiatric disorders, this research aims to develop a monitoring system for Common Mental Disorders and job dissatisfaction in public servants using techniques of Artificial Intelligence and Machine Learning. Therefore, it will be based on a diversified methodology, which will be carried out in four stages: literature review; documentary research; development of tools based on design thinking techniques, agile and lean methodologies; and validation. As expected results, we seek to develop and validate the solution “Sistema LEVES: Levantamento de Emoções e Sentimentos” and make the tool available for use.
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JOSIVALDO JARDEL BARROS GALVÃO
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Entrelaça: Compartilhando estoque e conectando negócios
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Orientador : HERCULANA TORRES DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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HERCULANA TORRES DOS SANTOS
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ORIVALDO VIEIRA DE SANTANA JUNIOR
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KAROLYNE SANTANA COSTA VASCONCELOS
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RAFAEL HERNANDEZ DAMASCENA DOS PASSOS
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Data: 15/12/2022
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Diante da complexidade da cadeia produtiva da moda, nota-se que para o pequeno empreendedor que confecciona produtos da moda, enfrenta dois desafios, o que fazer com a matéria-prima que sobra da produção de uma determinada campanha, uma vez que na moda, os materiais são facilmente classificados sem valor de mercado por estarem desconectados com o que é considerado tendências, e por outro lado qual estratégia utilizar para aquisição de matéria-prima têxtil, já que as indústria de matérias-primas possuem políticas de vendas no atacado inacessível ao pequeno empreendedor. É dentro desse contexto que o presente estudo objetiva desenvolver uma tecnologia que conecta empreendedores do setor da moda por meio da possibilidade de compartilhar matéria-prima disponível em estoque. Nessa direção, pesquisas exploratórias foram feitas acerca da temática para contribuir com o desenho da solução em ferramentas tecnológicas para construção do protótipo. Com a pesquisa científico-empreendedora em andamento, a solução da situação-problema já foi aprovada em dois editais, o primeiro se trata de um programa de aceleração e o segundo em um edital de fomento ao setor da moda no estado do Rio Grande do Norte. Além disso, a pesquisa ressalta o potencial da solução dentro da área delimitada.
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Faced with the complexity of the fashion production chain, it is noted that for the small entrepreneur who manufactures fashion products, he faces two challenges, what to do with the raw material left over from the production of a given campaign, since in fashion, the materials are easily classified without market value because they are disconnected with what is considered trends, and on the other hand what strategy to use for the acquisition of textile raw materials, since the raw material industries have wholesale sales policies that are inaccessible to the small entrepreneur. It is within this context that the present study aims to develop a technology that connects entrepreneurs in the fashion sector through the possibility of sharing raw materials available in stock. In this direction, exploratory research was carried out on the subject to contribute to the design of the solution in technological tools for the construction of the prototype. With the scientific-entrepreneurial research in progress, the solution to the problem situation has already been approved in two public notices, the first is an acceleration program and the second in a public notice to promote the fashion sector in the state of Rio Grande do Norte . In addition, the research highlights the potential of the solution within the delimited area.
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THAISA WANCY SILVA MORAES
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Sensipé: processo de construção de calçado para pessoas com perda da sensibilidade plantar
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Orientador : ORIVALDO VIEIRA DE SANTANA JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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LINDA FAYE LEHMAN
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CLÁUDIA REGINA CABRAL GALVÃO
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GLAUCIO BEZERRA BRANDAO
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ORIVALDO VIEIRA DE SANTANA JUNIOR
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Data: 16/12/2022
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Andar é uma atividade inerente ao homem, que lhe dá autonomia para a vida diária e o comprometimento dos membros inferiores dificulta essa atividade, cerceando muitas vezes, o direito de ir e vir (BRASIL, 2008). A perda de sensibilidade nos pés é uma alteração que pode comprometer a atividade de andar. Uma possibilidade de evitar danos aos pés insensíveis é o uso de calçados adequados que protejam a área afetada, por isso, esse trabalho visa desenvolver um processo de criação de calçados personalizados para pessoas com alteração de sensibilidade plantar. Os seguintes estudos foram realizados: um transversal retrospectivo do banco de dados dos SINAN, de pacientes diagnosticados com hanseníase no Hospital Giselda Trigueiro (HGT) entre os anos 2001 e 2018 dos casos diagnosticados com grau 0 ou 1 de incapacidade, que alteraram grau de incapacidade física no momento da alta da poliquimioterapia; um estudo de aplicação de Framework Criativo CRAALVES; estudo de valoração e custo do produto e uma pesquisa de prospecção tecnológica do mercado de calçados e uso das tecnologias, players e requerentes patentários. Os resultados identificaram que o público-alvo de maior incidência com diagnóstico de hanseníase foram pacientes multibacilares, ambos os sexos, com idade acima de 50 anos. Foram confeccionados três mínimos produtos viáveis utilizando a tecnologia, empresas de fornecimento de tecnologia apresentam uma importante participação no requerimento de patentes no mundo o mercado de requerentes e inventores é dominado ainda por americanos, os maiores fornecedores de tecnologia para o setor da indústria de calçados. O mercado brasileiro da indústria de calçados ainda galga espaços de crescimento e desenvolvimento tecnológico em busca de tecnologias habilitadoras para aumento de inovação dentro do setor. Espera-se que através da união do tríplice hélice possa ser criado uma empresa que colabore no fluxo de atendimento para os pacientes com perda de sensibilidade do Rio Grande do Norte viabilizando a entrega da órtese.
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Walking is an activity inherent to man, which gives him autonomy for daily life and the impairment of the lower limbs makes this activity difficult, often restricting the right to come and go (BRASIL, 2008). Loss of sensation in the feet is a change that can compromise walking activity. One possibility to avoid damage to insensitive feet is the use of suitable shoes that protect the affected area, so this work aims to develop a process of creating personalized shoes for people with altered plantar sensitivity. The following studies were carried out: a retrospective cross-sectional of the SINAN database, of patients diagnosed with leprosy at Hospital Giselda Trigueiro (HGT) between 2001 and 2018 of cases diagnosed with degree 0 or 1 of disability, which changed degree of disability physical at the time of discharge from multidrug therapy; a study of application of creative framework CRAALVES; product valuation and cost study and a technological prospection research of the footwear market and use of technologies, players and patent applicants. The results identified that the target audience with the highest incidence with a diagnosis of leprosy were multibacillary patients, both sexes, aged over 50 years. Three minimum viable products were made using the technology, technology supply companies have an important participation in the patent application in the world the applicants and inventors market is still dominated by Americans, the largest technology suppliers for the footwear industry sector. The Brazilian footwear industry market still climbs spaces for growth and technological development in search of enabling technologies to increase innovation within the sector. It is hoped that through the union of the triple helix a company can be created that collaborates in the flow of care for patients with loss of sensitivity in Rio Grande do Norte, enabling the delivery of the orthosis.
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JOÃO VICTOR GALVÃO BARBOSA
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Linkya Chatbot para R&S
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Orientador : JOAO CARLOS ALCHIERI
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MEMBROS DA BANCA :
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JOAO CARLOS ALCHIERI
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MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO
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ANDRÉ LAGE FREITAS
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Data: 19/12/2022
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Com o objetivo de inovar os processos atuais, encontramos uma oportunidade na área de Recrutamento e Seleção (R&S) para otimização do processo de recrutamento realizado por profissionais da área. Na grande maioria das vezes o recrutador ainda está delegado à função de "antropólogo" analisando até 1000 currículos por mês e aproveitando apenas 20% deles segundo pesquisa da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), e com base em entrevistas feitas com profissionais de R&S. O grande tempo demandado nessa triagem poderia ser utilizado de forma mais estratégica, entrevistando os candidatos que mais possuem perfil para a vaga ofertada. Existem mais de 6,5 milhões de profissionais no Brasil, segundo os dados encontrados no Linkedin. Através da ferramenta Linkya, eles poderão estruturar uma série de perguntas personalizadas para a vaga, cujas respostas serão listadas em uma planilha. As perguntas serão ministradas através de um bate-papo com uma interface muito mais amigável e simples do que um formulário, ou seja, inovar os processos tradicionais e que possuem gargalos é fundamental no mercado. O software Linkya é uma solução de chatbot que possibilita aos recrutadores conversarem através de um bate-papo com os candidatos. O candidato se conecta, responde as perguntas escolhidas pela equipe de R&S, o ChatBot salva as respostas em um banco de dados e de forma simples o recrutador poderá filtrar os resultados para encontrar mais rapidamente os perfis que se encaixam na vaga ofertada. O recrutador poderá salvar um feedback para o candidato que irá receber a mensagem ao final do processo. O modelo de negócio será SaaS com assinatura mensal ou sistema pré-pago por processo feito. Nesse atual momento é usado uma plataforma de terceiros para o testes Produto Viável Mínimo (MVP) que ajuda a coletar os dados de forma rápida e correta. Atualmente foram feitos três testes que deram resultados acima do esperado com até 80% de respostas recebidas via bot, em comparação ao envio de currículo por email e uma organização das informações mais rápidas a serem consultadas, além do entusiasmo por parte dos selecionadores que querem repetir com outros processos seletivos devido a maior simplicidade e agilidade para se candidatar a vaga. A ferramenta Linkya busca inovação em todas as plataformas de chat e profissionais disponíveis na internet. Pretende servir uma empresa inteira, com diversos serviços e, consequentemente, aumentando os custos, com a solução personalizável e flexível feita sob medida para o profissional de R&S. Uma espécie de canivete Suíço dos recrutadores, para nunca mais precisar abrir currículos que não se encaixam na vaga. Seu principal diferencial é a simplicidade na configuração e rapidez de uso do produto e o fato de funcionar dentro de uma plataforma muito familiar: o bate-papo. Nesse primeiro momento com o Messenger, e mais à frente com outras plataformas de conversas também. A otimização do tempo com maior capacidade de análise de currículos, sem aumentar os custos em proporção como também a maior assertividade na seleção dos candidatos devido a base de dados disponível em planilha. Facilitando a triagem com respostas personalizadas para cada vaga, e a criação de um banco de dados em lugar de arquivos PDFs espalhados pelo computador, são alguns dos diferenciais que possibilitam maior abertura no mercado.
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In order to innovate current processes, we found an opportunity in the area of Recruitment and Selection (R&S) to optimize the recruitment process performed by professionals in the area. In the vast majority of cases the recruiter is still delegated to the role of "anthropologist" analyzing up to 1000 curricula per month and taking advantage of only 20% of them according to research by the Brazilian Association of Human Resources (ABRH), and based on interviews with R&S professionals. interviewing the candidates who have the most profile for the vacancy offered. There are more than 6.5 million professionals in Brazil, according to data found on Linkedin. Through the Linkya tool, they will be able to structure a series of questions customized for the vacancy, whose answers will be listed in a spreadsheet. The questions will be taught through a chat with a much friendlier and simpler interface than a form, that is, innovating traditional processes and having bottlenecks is fundamental in the market. Linkya software is a chatbot solution that allows recruiters to chat with candidates. The candidate connects, answers the questions chosen by the R&S team, ChatBot saves the answers in a database and in a simple way the recruiter will be able to filter the results to find more quickly the profiles that fit the vacancy offered. The recruiter can save feedback for the candidate who will receive the message at the end of the process. The business model will be SaaS with monthly subscription or prepaid system per process done. At this time, a third-party platform for Minimum Viable Product (MVP) testing is used that helps to collect data quickly and correctly. Currently, three tests have been performed that have given results higher than expected with up to 80% of responses received via bot, compared to sending resume by email and an organization of the fastest information to be consulted, in addition to the enthusiasm on the part of the selectors who want to repeat with other selection processes due to greater simplicity and agility to apply for the vacancy. The Linkya tool seeks innovation in all chat platforms and professionals available on the internet. It intends to serve an entire company, with various services and, consequently, increasing costs, with the customizable and flexible solution tailored to the R&S professional. Its main differential is the simplicity in the configuration and speed of use of the product and the fact that it works within a very familiar platform: chat. In that first moment with Messenger, and further ahead with other chat platforms as well. The optimization of time with greater capacity to analyze curricula, without increasing costs in proportion as well as greater assertiveness in the selection of candidates due to the database available in spreadsheet. Facilitating screening with personalized responses for each vacancy, and creating a database instead of PDFfiles scattered around the computer, are some of the differentials that allow greater openness in the market.
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WESLEY CASTRO SABINO
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TERA - APP DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL E RECOMPENSA PARA COLABORADORES E FREELANCERS
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Orientador : EDGARD DE FARIA CORREA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDGARD DE FARIA CORREA
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CRISTIANO ALVES DA SILVA
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CARLOS IGOR RAMOS BANDEIRA
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MARILIA MATOS GONÇALVES
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Data: 21/12/2022
Ata de defesa assinada:
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Desenvolver as competências técnicas e comportamentais das pessoas, sejam elas funcionárias ou freelancers, é um desafio para as organizações, especialmente, em segmentos aquecidos com a tecnologia. A forma de contratação via Carteira de Trabalho ou terceirização, a alta taxa de rotatividade e os formatos híbridos pós-pandemia impulsionaram o desafio de incrementar o capital intelectual das empresas e levou ao desenvolvimento da Tera - Despertando sua Melhor Versão. Trata-se de um aplicativo que recompensa o incremento intelectual das pessoas por meio da gamificação e de entregas de valor, tais como folgas, vouchers, benefícios financeiros e outros, formando um marketplace no qual o colaborador sempre é reforçado positivamente, seja por bater metas, completar cursos externos ou mesmo engajamento em ações e conteúdos da empresa. O objetivo da pesquisa científico-empreendedora é desenvolver e validar um protótipo de SaaS - Software as a Service. Os objetivos específicos são: 1. Mapear tecnologias existentes que impactam no desenvolvimento do capital intelectual das organizações; 2. Identificar oportunidades de desenvolvimento das habilidades técnicas e comportamentais de colaboradores e freelancers; 3. Investigar como a gamificação impacta no engajamento do público e incremento das competências técnicas e comportamentais; 4. Idear uma tecnologia a partir de uma abordagem, metodologia e ferramentas de criatividade e inovação; e 5. Desenvolver e validar um protótipo inicial da Tera. A fundamentação científico-empreendedora abrange tópicos relevantes sobre Capital Intelectual, Gestão do Capital Humano, Inovação e Gestão de Recursos Humanos. Para o desenvolvimento da pesquisa científico-empreendedora será necessária a realização de uma pesquisa bibliográfica, a revisão da ideação da solução já publicada em formato de artigo utilizando o framework cralves, a utilização de ferramentas de experiência do usuário para planejar a interface, a prototipação de baixa e de alta fidelidade por meio da ferramenta Figma, e a validação com público composto por empreendedores, gestores e coordenadores de recursos humanos. Espera-se que a ideação, a prototipação e a validação da Tera por meio desta pesquisa científico-empreendedora seja o início de uma jornada que maximiza o incremento intelectual dos colaboradores/freelancers e otimiza a gestão do capital intelectual das organizações de forma contínua, escalada e sustentável.
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Developing the technical and behavioral skills of people, whether employees or freelancers, is a challenge for organizations, especially in segments heated by technology. The way of hiring via CLT/PJ, the high turnover rate and post-pandemic hybrid formats boosted the challenge of increasing the intellectual capital of companies and led to the development of Tera - Awakening your Best Version. It is an application that rewards people's intellectual growth through gamification and value delivery, such as time off, vouchers, financial benefits and others, forming a marketplace in which the employee is always positively reinforced, whether by hitting goals , completing external courses or even engaging in actions, company contents. The objective of scientific-entrepreneurial research is to develop and validate a prototype of SaaS - Software as a Service. The specific objectives are: 1. Map existing technologies that impact the development of organizations' intellectual capital; 2. Identify opportunities for developing the technical and behavioral skills of employees and freelancers; 3. Investigate how gamification impacts audience engagement and increases technical and behavioral skills; 4. Ideate a technology from an approach, methodology and tools of creativity and innovation; and 5. Develop and validate an initial Tera prototype. The scientific-entrepreneurial foundation covers relevant topics on Intellectual Capital, Human Capital Management, Innovation and Human Resources Management. For the development of scientific-entrepreneurial research, it will be necessary to carry out a bibliographic research, review the ideation of the solution already published in article format using the cralves framework, the use of user experience tools to plan the interface, the prototyping of low and high fidelity through the Figma tool, and validation with an audience composed of entrepreneurs, managers and human resources coordinators. It is expected that Tera's ideation, prototyping and validation through this scientific-entrepreneurial research will be the beginning of a journey that maximizes the intellectual growth of collaborators/freelancers and optimizes the management of the intellectual capital of organizations in a continuous, escalating way. and sustainable.
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JULLIANE MICHELLE FREIRE DE ALMEIDA
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ECOTUR NORDESTE:
E-business de experiências turísticas e de impacto socioambiental
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Orientador : ZULMARA VIRGINIA DE CARVALHO
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MEMBROS DA BANCA :
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DIANINE CENSON LOPES
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GILTON SAMPAIO DE SOUSA
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KETTRIN FARIAS BEM MARACAJA
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ZULMARA VIRGINIA DE CARVALHO
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Data: 30/12/2022
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De acordo com dados governamentais, o turismo emprega 7 milhões de pessoas e responde por 8,1% da soma de todas as riquezas produzidas no país. O impacto chega a 53 segmentos da cadeia produtiva. Contudo, fragilidades de infraestrutura e de planejamento podem gerar significativos problemas, centrados na degradação ambiental e na exploração social. Soma-se a esta problemática a concentração de turismo ‘Sol e Praia’, principalmente quando se trata da Região Nordeste do país. Com o propósito de atuar no sentido oposto da oferta turística massificada, foi criado o empreendimento Ecotur, em 2016. A iniciativa tem revelado os potenciais de diversos destinos do Nordeste, mediante experiências turísticas que fogem dos produtos convencionais das agências do setor. O Rio Grande do Norte configura-se foco da Ecotur, não só por ser onde a empresa se situa, mas por todas as características existentes, que se externam em um cenário de grandes déficits, como a alta informalidade dos operadores turísticos e a pulverização da oferta. É dentro da perspectiva de impulsionar a Ecotur como agente de desenvolvimento socioeconômico local, por meio de negócios de impacto socioambiental de turismo de experiência, que a presente pesquisa científico-empreendedora objetiva desenvolver tecnologias para mitigar as referidas problemáticas.O pressuposto teórico central do estudo são abordagens, metodologias e ferramentas de criação voltadas à modelagem do negócio e às estratégias de inovação para a tração da empresa. De natureza aplicada, a pesquisa é sustentada por procedimentos bibliográficos e de desenvolvimento tecnológico voltado a negócios eletrônicos (e-business). Especificamente, a ideação empreendedora voltou-se ao desenvolvimento de um marketplace de experiências turísticas com impacto socioambiental no Nordeste, visando comercializar destinos pouco convencionais e utilizando o comércio eletrônico (e-commerce) para facilitar o processo de aquisição e de compra.Foram desenvolvidos três Produtos Viáveis Mínimos (MVP, da sigla em inglês), bem como implementados continuamente processos de gestão de inovação, sustentados pela abordagem Design Thinking e pelo Modelo C do Canvas. Em desdobramento, está o impulsionamento da startup Ecotur, com significativa inserção na cena local do empreendedorismo inovador, traduzida pela conquista de vários editais, entre 2020 e 2022, bem como pelos índices da empresa. Ainda dentro dos processos de tração do empreendimento, uma estratégia de inovação centrada em clube de assinaturas ‘RN in Box’ foi desenvolvida.Os resultados da pesquisa sinalizam que é possível atuar no segmento turístico e gerar impacto socioambiental positivo.
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According to government data, tourism employs 7 million people and accounts for 8.1% of the sum of all wealth produced in the country. The impact reaches 53 segments of the production chain. However, weaknesses in infrastructure and planning can generate significant problems, centered on environmental degradation and social exploitation. Added to this problem is the concentration of 'Sun and Beach' tourism, especially when it comes to the Northeast Region of the country. With the purpose of acting in the opposite direction of the mass tourist offer, the Ecotur venture was created in 2016. The initiative has revealed the potential ofseveral destinations in the Northeast, through tourist experiences that escape the conventional products of the agencies in the sector. Rio Grande do Norte is Ecotur's focus, not only because it is where the company is located, but because of all the existing characteristics, which manifest themselves in a scenario of great deficits, such as the high informality of tour operators and the dispersion of offer. It is within the perspective of boosting Ecotur as an agent of local socioeconomic development, through businesses with a socioenvironmental impact of experience tourism, that the present scientific-entrepreneurial research aims to develop technologies to mitigate the aforementioned problems. The central theoretical assumption of the study are approaches, methodologies and creation tools aimed at modeling the business and innovation strategies for the company's traction. Of an applied nature, the research is supported by bibliographic procedures and technological development aimed at electronic business (e-business). Specifically, the entrepreneurial idea turned to the development of a marketplace of tourist experiences with socio-environmental impact in the Northeast, aiming to sell unconventional destinations and using electronic commerce (e-commerce) to facilitate the acquisition and purchase process. Three Minimum Viable Products (MVP) were developed, as well as continuously implemented innovation management processes, supported by the Design Thinking approach and the C Model of Canvas. In unfolding, is the boosting of the startup Ecotur, with significant insertion in the local scene of innovative entrepreneurship, translated by the winning of several public notices, between 2020 and 2022, as well as by the company's indexes. Still within the project's traction processes, an innovation strategy centered on the 'RN in Box' subscription club was developed. The survey results indicate that it is possible to operate in the tourism segment and generate a positive socio-environmental impact.
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