Banca de DEFESA: THIAGO LIMA DA COSTA

DISCENTE : THIAGO LIMA DA COSTA
DATA : 31/08/2021
LOCAL: Sala de videoconferência do Google: meet.google.com/mmz-hgsb-uqx

Utilizando o advento da realidade aumentada, com o implemento da geolocalização para potencialização da publicidade das organizações, através a aplicação VIRTEAL

Publicidade; Realidade Aumentada; Realidade Misturada; Geolocalização.

O formato tradicional de publicidade por meio da panfletagem, outdoors, busdoors, rádio e televisão, advindos de décadas do marketing de pouca interação com o indivíduo, esbarrou com o advento da internet que por sua vez atrelado com o avanço tecnológico dos computadores e dispositivos móveis (smartphones) nos apresenta soluções cada vez mais inovadoras e interativas. Com base nisto e com a evolução da Realidade Aumentada associada as câmeras dos celulares e a geolocalização, tendo o emprego do Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System - GPS), temos diversas possibilidades de explorar a publicidade com uma maior interatividade entre o usuário e a marca de um produto ou serviço, numa verdadeira simbiose entre o mundo virtual e o real. Ressalta-se também que determinados meios de publicidade geram resíduos sólidos que podem poluir o meio ambiente, como os papéis, mesmo estes sendo passíveis de reciclagem, além do impacto estético urbanístico causado pela apropriação de espaços que por ventura ofuscam a belezas naturais de uma determinada região. Assim sendo, temos como objetivo principal deste trabalho o desenvolvimento de uma aplicação móvel, denominada VIRTEAL®, para que empresas possam demarcar áreas em determinadas localidades de uma cidade, com o intuito de gerar conteúdos relevantes e personalizáveis de áudio, vídeo ou imagens, para a divulgação e comercialização de produtos ou serviços, com o emprego da Realidade Aumentada atrelada a geolocalização do usuário, sendo seu desenvolvimento baseado em uma das tecnologias acessíveis na atualidade como: AR.js (Web browser); AR Core (Android); ou ARKit (Apple).

Externa à Instituição - ANGÉLICA DE SOUZA GALDINO ACIOLY - UFPB
Presidente - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Interno - 1282620 - HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 21/08/2021 19:34