SEAWEED COSMETICS: ANÁLISE DO POTENCIAL DE UM MODELO DE NEGÓCIOS CENTRADO EM COSMÉTICOS DE ALGAS MARINHAS
Biotecnologia; Ciência Empreendedora; Cultura da Inovação; Empreendedorismo Inovador; Mercado de Cosméticos; Prospecção Tecnológica; Patentes.
Os cosméticos são preparações sintéticas ou naturais destinados ao uso externo e englobam desde produtos de higiene pessoal a artefatos de beleza. Presentes deste a antiguidade, estes artigos conseguiram ser desenvolvidos a partir da descoberta de insumos capazes de sustentar as formulações e da propagação do conhecimento. O bilionário mercado de cosméticos é dominado por um oligopólio de multinacionais. Para se ter uma percepção da sua magnitude, dados da sondagem realizada por Business Insider - “These 7 companies control almost every singles beauty product you buy” – denotam que 182 das principais empresas de beleza são controladas por 7 grandes players. Os 20 principais líderes desta amostra registraram US$186 bilhões de vendas líquidas anuais, em concordância com Beauty Packaging (“Our Top 20 global beauty companies of 2023 report”). Todavia, pesquisa da agência Union + Webster sinaliza que 87% dos brasileiros preferem empresas que trabalham com a sustentabilidade, fato que engloba indivíduos os quais aderem ao slow beauty e ao veganismo. A partir desta tendência, esta pesquisa científico-empreendedora visa diagnosticar oportunidades para modelo de negócios centradas em cosméticos à base de algas. Para tanto, o método de pesquisa é centrado em pesquisa exploratória a partir de prospecção tecnológica e mercadológica. Com natureza aplicada e abordagem qualitativa e quantitativa, a pesquisa descreve e analisa os dados prospectados, sustentada com procedimentos bibliográficos. Entre as expectativas de resultados, está a modelagem de negócios da Seaweed Cosmetics.