INOVAÇÃO NA GESTÃO DE CARREIRAS: SISTEMA DE INFORMAÇÃO PCCR PARA A OTIMIZAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE
Gestão de Pessoas; Sistema de Informação; Inovação; Gestão de Carreiras; Gestão Pública; Saúde Pública
Fundada em 1964, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte - Sesap/RN é responsável pelo planejamento, pela organização, pela direção, pelo controle e pela execução dos programas e dos projetos governamentais dedicados à saúde pública. Com uma força de trabalho superior a 12.700 servidores ativos e uma população de mais de 10.000 servidores inativos e pensionistas, um dos principais desafios da organização era a gestão de carreiras. Foi dentro deste contexto que os esforços desta pesquisa científico-empreendedora objetivaram desenvolver e implantar um sistema de informação com enfoque na gestão de capital humano para a Sesap/RN. A pesquisa é de natureza aplicada e de abordagem quali-quantitativa, com objetivos exploratórios e procedimentos documentais, bibliográficos e experimentais. Na pesquisa-ação, atuou-se na gestão da inovação: na ideação e no levantamento de requisitos para prototipação do sistema, bem como na validação do protótipo e na aplicação da ferramenta. Entre os resultados, o sistema de informação implantado viabilizou identificar a categoria profissional, a qualificação da força de trabalho e a lotação organizacional. Em desdobramento, identifica-se um maior interesse da força de trabalho em qualificação profissional para impulsionar a carreira. Na direção de difundir as funcionalidades do sistema, um tutorial e um conjunto de oficinas foram feitos. Adicionalmente, identifica-se um potencial de otimização da lotação organizacional da força de trabalho disponível.