BUSINESS STRATEGY ENGINEERING (BSE): MÉTODO ÁGIL PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO EM STARTUPS
Gestão Estratégica; Startups; Gestão da Inovação; Balanced Scorecard (BSC); Objectives & Key-Results (OKRs)
As startups são organizações flexíveis e inovadoras com modelos de negócio em construção, buscando obter maturidade e vantagens competitivas que as consolidem no mercado. Nesta evolução, é comum que startups falhem na busca por seus objetivos por diversos fatores, desde questões internas, como a má administração de processos, até questões externas, como a perda de competitividade e atratividade das soluções inicialmente ofertadas ao mercado. Por outro lado, no mundo corporativo, a gestão estratégica tem se apresentado como uma solução para a alta gerência de empresas poderem estruturar modelos de negócios, mesmo que complexos, através de mapas estratégicos que alinhem os objetivos estratégicos da visão gerencial da empresa com os processos e atividades executados por cada diretoria e equipe. Startups, no entanto, tem dificuldades em aplicar métodos de gestão estratégica em decorrência das incertezas inerentes aos negócios em ascensão e à necessidade de modelos de gestão ágil que possam contemplar as mudanças frequentes que fazem parte das rotinas destas empresas. Com este desafio em mente, o presente trabalho apresenta uma releitura e adaptação de métodos para gestão estratégica tornando-os flexíveis e ágeis o suficiente para se adequarem às realidades das startups. Para isso, foram estudados os fundamentos da vantagem competitiva e as problemáticas que interferem no sucesso de startups, propondo uma combinação dos modelos Balanced Scorecard (BSC) e Objectives & Key-Results (OKRs) para o gerenciamento estratégico de startups. Desta forma, técnicas da gestão estratégica podem ser aplicadas de forma estruturada e ágil, em um modelo denominado por Business Strategy Engineering (BSE). O BSE, portanto, é um modelo de gestão estratégica redesenhado para atender a dinâmica vivenciada em startups, permitindo que estas organizações pensem e ajam de forma estratégica, contribuindo para o planejamento de seus objetivos estratégicos e na obtenção de vantagem competitiva.