Linkya Chatbot para R&S
R&S; Recrutamento; Chatbot; Seleção.
Com o objetivo de inovar os processos atuais, encontramos uma oportunidade na área de Recrutamento e Seleção (R&S) para otimização do processo de recrutamento realizado por profissionais da área. Na grande maioria das vezes o recrutador ainda está delegado à função de "antropólogo" analisando até 1000 currículos por mês e aproveitando apenas 20% deles segundo pesquisa da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), e com base em entrevistas feitas com profissionais de R&S. O grande tempo demandado nessa triagem poderia ser utilizado de forma mais estratégica, entrevistando os candidatos que mais possuem perfil para a vaga ofertada. Existem mais de 6,5 milhões de profissionais no Brasil, segundo os dados encontrados no Linkedin. Através da ferramenta Linkya, eles poderão estruturar uma série de perguntas personalizadas para a vaga, cujas respostas serão listadas em uma planilha. As perguntas serão ministradas através de um bate-papo com uma interface muito mais amigável e simples do que um formulário, ou seja, inovar os processos tradicionais e que possuem gargalos é fundamental no mercado. O software Linkya é uma solução de chatbot que possibilita aos recrutadores conversarem através de um bate-papo com os candidatos. O candidato se conecta, responde as perguntas escolhidas pela equipe de R&S, o ChatBot salva as respostas em um banco de dados e de forma simples o recrutador poderá filtrar os resultados para encontrar mais rapidamente os perfis que se encaixam na vaga ofertada. O recrutador poderá salvar um feedback para o candidato que irá receber a mensagem ao final do processo. O modelo de negócio será SaaS com assinatura mensal ou sistema pré-pago por processo feito. Nesse atual momento é usado uma plataforma de terceiros para o testes Produto Viável Mínimo (MVP) que ajuda a coletar os dados de forma rápida e correta. Atualmente foram feitos três testes que deram resultados acima do esperado com até 80% de respostas recebidas via bot, em comparação ao envio de currículo por email e uma organização das informações mais rápidas a serem consultadas, além do entusiasmo por parte dos selecionadores que querem repetir com outros processos seletivos devido a maior simplicidade e agilidade para se candidatar a vaga. A ferramenta Linkya busca inovação em todas as plataformas de chat e profissionais disponíveis na internet. Pretende servir uma empresa inteira, com diversos serviços e, consequentemente, aumentando os custos, com a solução personalizável e flexível feita sob medida para o profissional de R&S. Uma espécie de canivete Suíço dos recrutadores, para nunca mais precisar abrir currículos que não se encaixam na vaga. Seu principal diferencial é a simplicidade na configuração e rapidez de uso do produto e o fato de funcionar dentro de uma plataforma muito familiar: o bate-papo. Nesse primeiro momento com o Messenger, e mais à frente com outras plataformas de conversas também. A otimização do tempo com maior capacidade de análise de currículos, sem aumentar os custos em proporção como também a maior assertividade na seleção dos candidatos devido a base de dados disponível em planilha. Facilitando a triagem com respostas personalizadas para cada vaga, e a criação de um banco de dados em lugar de arquivos PDFs espalhados pelo computador, são alguns dos diferenciais que possibilitam maior abertura no mercado.