ANÁLISE DO PERFIL DO CONSUMIDOR PARA CRIAÇÃO DE UMA NOVA MARCA DE COSMÉTICOS
inovação; cosméticos naturais; modelo de negócios; sustentabilidade.
Mesmo após períodos de crise que resultaram na retração de vários setores da economia, a indústria dos produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) foi uma das menos afetadas. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil tem atualmente o quarto maior mercado consumidor de produtos HPPC, movimentando cerca de US$ 23,738 bilhões, o que corresponde a 4,9% do consumo mundial. Esta dissertação visa, portanto, estudar o perfil do consumidor de cosméticos no Brasil e implementar um modelo de negócios para uma startup de cosméticos tecnológicos, criado de acordo com os resultados de um questionário auto aplicado por meio da plataforma Google, com o objetivo de entender a demanda das consumidoras para produtos multifuncionais e de formulação natural. Os resultados obtidos foram: dentre os dados quantitativos, 217 pessoas com idade entre 18 a 64 anos e duas pessoas com idade superior a 64 anos responderam à pesquisa (acesso em 07 de outubro de 2021). Desse total, 82,2% se identificam com o sexo feminino e 17,8% com o masculino. O gênero e a faixa etária foram considerados como parâmetros para obter resultados mais específicos. Avaliando a moda dos resultados, a persona seria uma mulher de 25 a 44 anos, com renda de 1 a 3 salários mínimos, com diploma de ensino superior, que se interessa por um cosmético ao ver os ingredientes ou princípios ativos da fórmula, que realiza uma compra para repor um produto que já acabou, que antes da compra pesquisa sobre o produto na Internet, que costuma comprar produtos de novas marcas, que prefere produtos com ingredientes naturais, entretanto não compra se forem menos eficientes que cosméticos convencionais. Os resultados obtidos pelo questionário estão em consonância com a literatura e justificam a criação de uma nova marca de cosméticos.