DATAVIEW: Ferramenta de Análise de Dados e os seus Impactos na Educação 4.0
Educação 4.0, Mineração de dados educacionais. Ciência de Dados
O objetivo deste trabalho é propor uma ferramenta de análise de dados, transformando-os em informações úteis para o processo de ensino e aprendizagem, através da utilização da mineração de dados educacionais (MDE). Visando a personalização do contexto educacional e a oferta de conhecimento para tomada de decisões pedagógicas de forma estratégica, contribuindo com a educação 4.0. Para isso, iniciou-se o processo de ideação da plataforma,
sendo realizado com base na revisão da literatura e reuniões com professores. Em seguida, deu-se início ao processo de levantamento dos requisitos, sendo materializados através da prototipagem e início da implementação da solução. Durante todo o processo foi utilizado o método Cross-Industry Standard Process of Data Mining (CRISP-DM). Os resultados evidenciaram que com a MDE é possível identificar os perfis e predizer o desempenho dos alunos, com uma boa confiabilidade, antes da aplicação da avaliação da primeira unidade. Além disso, através da plataforma será possível disponibilizar conhecimentos de acordo com o objetivo dos diferentes atores educacionais, permitir otimização do tempo dos docentes e auxiliar no método de avaliação, principalmente se for contínua. Com isso será possível criar melhorias nas práticas educacionais que incentivem ao aprendizado, motivação e retenção dos alunos nas disciplinas, mitigando os índices de reprovação e evasão.