Banca de DEFESA: ALBERTINA PROENÇA RODRIGUES ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALBERTINA PROENÇA RODRIGUES ALVES
DATA : 22/07/2024
HORA: 16:00
LOCAL: Plataforma Meet
TÍTULO:

CICLO DE MELHORIA DA QUALIDADE NOS CUIDADOS PALIATIVOS EM UM SERVIÇO AMBULATORIAL DE ONCOLOGIA


PALAVRAS-CHAVES:

Descritores: cuidados paliativos; oncologia; gestão da qualidade total; melhoria contínua da qualidade; serviço social; cuidado centrado no paciente; equipe multidisciplinar.


PÁGINAS: 61
RESUMO:

Introdução: faz parte do cuidado integral ao paciente com câncer a prevenção, a detecção precoce, o diagnóstico, o tratamento e a oferta de cuidados paliativos para aqueles que necessitem. Objetivo: avaliar o impacto das intervenções realizadas do ciclo de melhoria da qualidade no cuidado a pacientes identificados com a Escala de Performance Paliativa (PPS) igual ou menor que 50% em um serviço ambulatorial de oncologia. Metodologia: trata-se de um estudo multimétodo que buscou desenvolver um ciclo de melhoria da qualidade no serviço de cuidados paliativos prestados em uma instituição de oncologia ambulatorial. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: primeiro foi realizado um estudo longitudinal com abordagem quantitativa com o objetivo de identificar as oportunidades de melhoria que necessitam de intervenção. A segunda etapa configurou-se como um estudo quase experimental do tipo antes e depois, sem grupo controle, com o objetivo de avaliar a efetividade das ações implementadas. A avaliação dos resultados aconteceu por análise comparativa da avaliação inicial com outras duas avaliações (em agosto de 2023 e primeiro trimestre de 2024). Resultados:     a análise da primeira e terceira avaliação identificou redução de não conformidades de 15 para 8 (46,7%). Após a implantação das ações de melhoria planejadas, o critério 1 teve redução de 50% de não conformidades. O critério 4 apresentou melhoria estatística (0,28%) porém necessita de uma análise mais aprofundada devido estar associado a multifatores. Conclusões: Identificam-se abordagens e expectativas diferentes de pacientes, equipe e familiares sobre Cuidados Paliativos a depender do contexto e cultura que estão inseridos. Desse modo, práticas bem-sucedidas em outros países, podem não se adequar a realidade nordestina brasileira e vice-versa. Porém, destaca-se que o estudo sugere que a análise por meio da ferramenta do Ciclo de Melhoria pode ser eficiente em outras organizações de saúde independente da sua localização ou do tipo de paciente que atende, ao auxiliar na identificação e implantação de ações multifacetadas em causas modificáveis de qualquer tipo de oportunidade de melhoria apresentada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2330137 - VILANI MEDEIROS DE ARAUJO NUNES
Interna - 1195933 - ANA CAROLINA PATRICIO DE ALBUQUERQUE SOUSA
Externa à Instituição - SUSANA CECAGNO - UFPel
Externo à Instituição - SUSANE DE FÁTIMA FERREIRA DE CASTRO - FATESP
Externo à Instituição - VICTOR GRABOIS - Fiocruz - RJ
Notícia cadastrada em: 22/07/2024 07:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao