O GÊNERO ENTREVISTA: RETEXTUALIZAÇÃO POR ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
gênero entrevista; contínuo de oralidade e escrituralidade; retextualização; anos iniciais do Ensino Fundamental
O ensino-aprendizagem do gênero entrevista,em sala de aula, contribui para a aquisição e construção de uma representação de um papel público diferente da identidade privada dos interlocutores, bem como para o desenvolvimento de capacidades de linguagem diversas (Schneuwly; Dolz, 2004). O presente estudo busca investigar a ampliação da competência discursiva oral e escrita por parte de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, ao realizarem atividades de retextualização do gênero entrevista. Os instrumentos teórico-metodológicos advêm do dos estudos acerca de oralidade e escrituralidade (Koch,1997; Koch; Oesterreicher, 2007 [1990];); de reflexões acerca do processo de retextualização (Marcuschi, 2008; 2010), sob a ótica da Linguística Textual; da defesa do ensino de gêneros orais por parte de autores do Grupo de Genebra (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004; Schneuwly; Dolz, 2004); da conceituação do gênero entrevista por autores diversos. Para a geração de dados, a saber, entrevistas orais e escritas (retextualizadas), foi desenvolvida uma sequência didática, no escopo de uma pesquisa-ação, isto é, uma pesquisa aplicada; realizando-se uma análise quali-quantitativa, com base na interpretação dos dados. A análise revela que, ao se comparar as entrevistas orais com as entrevistas escritas (versão final), houve um impacto em direção à escrituralidade nas produções dos alunos, apesar de uma sutil diminuição das técnicas de coordenação e subordinação. Verificou-se também um considerável índice de variação lexemática, que pode significar a ampliação da competência discursiva do aluno em relação à retextualização oral-escrita.