Banca de DEFESA: NERE ELMA FREITAS DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NERE ELMA FREITAS DE SOUZA
DATA : 26/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/jgc-hdig-nkc
TÍTULO:


O GÊNERO ENTREVISTA: RETEXTUALIZAÇÃO POR ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 


PALAVRAS-CHAVES:

gênero entrevista; contínuo de oralidade e escrituralidade; retextualização; anos iniciais do Ensino Fundamental


PÁGINAS: 104
RESUMO:

O ensino-aprendizagem do gênero entrevista,em sala de aula, contribui para a aquisição e construção de uma representação de um papel público diferente da identidade privada dos interlocutores, bem como para o desenvolvimento de capacidades de linguagem diversas (Schneuwly; Dolz, 2004). O presente estudo busca investigar a ampliação da competência discursiva oral e escrita por parte de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, ao realizarem atividades de retextualização do gênero entrevista. Os instrumentos teórico-metodológicos advêm do dos estudos acerca de oralidade e escrituralidade (Koch,1997; Koch; Oesterreicher, 2007 [1990];); de reflexões acerca do processo de retextualização (Marcuschi, 2008; 2010), sob a ótica da Linguística Textual; da defesa do ensino de gêneros orais por parte de autores do Grupo de Genebra (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004; Schneuwly; Dolz, 2004); da conceituação do gênero entrevista por autores diversos. Para a geração de dados, a saber, entrevistas orais e escritas (retextualizadas), foi desenvolvida uma sequência didática, no escopo de uma pesquisa-ação, isto é, uma pesquisa aplicada; realizando-se uma análise quali-quantitativa, com base na interpretação dos dados. A análise revela que, ao se comparar as entrevistas orais com as entrevistas escritas (versão final), houve um impacto em direção à escrituralidade nas produções dos alunos, apesar de uma sutil diminuição das técnicas de coordenação e subordinação. Verificou-se também um considerável índice de variação lexemática, que pode significar a ampliação da competência discursiva do aluno em relação à retextualização oral-escrita.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1011609 - ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS
Presidente - 1929360 - ANA VIRGINIA LIMA DA SILVA ROCHA
Externo à Instituição - BRUNO ALVES PEREIRA - UEPB
Interno - 1720830 - MARCELO DA SILVA AMORIM
Notícia cadastrada em: 15/09/2024 06:49
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