A INFORMATIVIDADE PRESENTE NAS TIRINHAS DE HUMOR: PARA UMA LEITURA RESPONSIVA ATIVA
Informatividade. Leitura. Livro Didático. Tirinhas de Humor.
Levando-se em consideração o texto como lugar de interação de sujeitos sociais, a interação autor-texto-leitor é imprescindível para a construção de sentidos no processo de leitura. Ler é uma atividade que requer do leitor ativa participação, uma vez que, apropriando-se de várias estratégias sociocognitivas, ele consegue completar lacunas, contribuindo assim para a construção de sentidos. Nas Tirinhas de Humor – gênero textual bastante explorado nas aulas de língua portuguesa, na atualidade, por apresentar feições multimodais e tratar de diversos temas – a participação do leitor é de extrema importância. É dele que se espera a cooperação no que se refere à compreensão advinda da capacidade de pressupor e inferir. Assim sendo, o trabalho aqui apresentado tem como objetivo analisar a forma como esse gênero textual tem sido explorado nos livros didáticos de língua materna, bem como fazer uma abordagem de como esse material tem trabalhado a informatividade presente nas Tirinhas de Humor a fim de conquistar o envolvimento do leitor e torná-lo participante ativo na construção de sentidos. Nesta pesquisa, os Livros Didáticos analisados fazem parte das coleções Tecendo Linguagens e Conexão e Uso, ambos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. A fundamentação teórica se baseia nos princípios da Linguística Textual e na Base Nacional Comum Curricular, com a contribuição de autores como Koch e Elias (2018); Costa Val (2016); Marcuschi (2010); Antunes (2003, 2007, 2009); e Ramos (2021), dentre outros. Ao término desta dissertação, propomos um caderno de exercícios, produto aplicável, com estratégias de leitura e de compreensão, dando ênfase à relevância da informatividade presente no gênero Tirinha de Humor.