Banca de QUALIFICAÇÃO: IONARA ARAUJO CASSIANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IONARA ARAUJO CASSIANO
DATA : 27/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto pelo Meet
TÍTULO:

ESCRITA ARGUMENTATIVA: UMA PROPOSTA PARA O CONTEXTO DE AULAS REMOTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino remoto; Escrita argumentativa; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.


PÁGINAS: 64
RESUMO:

Discussões acerca da importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, no cenário educacional brasileiro, figuram há algum tempo, assim como debates sobre a competência dos alunos no ensino básico em relação à escrita. Considerando a necessidade de se ler e produzir textos escritos, especialmente os argumentativos, durante os últimos anos de estudo da educação básica, somado ao novo formato de ensino imposto pela pandemia da Covid-19, empreendemos uma pesquisa direcionada por três perguntas norteadoras, a saber: i) quais estratégias pedagógicas podem ajudar no ensino da escrita de textos argumentativos remotamente?, ii) como as TDICs podem ser usadas e contribuir no processo de ensino considerando o contexto remoto? e iii) como sistematizar estratégias de ensino em um caderno pedagógico de modo a ajudar diferentes professores a refletir e construir práticas de ensino da escrita argumentativa, considerando o uso das TDICs no ensino remoto? a fim de responder as questões elencadas acima, definimos como objetivo geral de pesquisa apontar estratégias para o trabalho de textos argumentativos com alunos das séries finais do ensino fundamental fazendo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TDICs) dentro do contexto de ensino remoto; e como objetivos específicos: a) apresentar um panorama geral acerca das transformações ocorridas no cenário educacional durante a pandemia da Covid-19 no Brasil; b) elencar algumas ferramentas utilizadas no contexto de ensino remoto que sejam úteis para o ensino da produção textual; c) sugerir o trabalho com o texto argumentativo a partir de estratégias que sejam adaptáveis ao contexto de ensino remoto, destacando a relevância do trabalho com alguns gêneros desse nicho; d) planejar estratégias pedagógicas para o ensino da escrita de textos argumentativos e transformá-las em um infoproduto que poderá auxiliar  outros docentes nessa área de pesquisa e/ou atuação. Como referencial teórico elencamos Geraldi (2013), Koch (2016) e Marcuschi (2008) para discorrer acerca do que vem a ser um texto, suas particularidades e concepções; Reboul (2004), Koch, Elias (2021) para estudar sobre o surgimento da argumentação e de algumas das ferramentas que podem ser utilizadas a fim de sugerir o ensino da escrita argumentativa; Martins (2020) para apresentar o contexto de aulas remotas posto pela pandemia da covid-19 e Bacich, Moran (2018) para refletir sobre a importância do uso das ferramentas tecnológicas digitais na educação. O estudo é de cunho qualitativo e segue os moldes de uma pesquisa-ação, à medida que busca intervir em uma realidade social. Intencionamos, por meio da proposição interventiva elaborada em forma de caderno pedagógico, oferecer subsídios à prática docente, no que diz respeito ao ensino da escrita argumentativa dentro do nível básico de ensino articulado ao uso das TDICs dentro do contexto de ensino remoto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Externa à Instituição - ANA LUCIA TINOCO CABRAL - PUC - SP
Externa à Instituição - SILVIA AUGUSTA DE BARROS ALBERT BACHUR - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 15/07/2022 09:06
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