Banca de DEFESA: ANA KARINA SOUTO EVANGELISTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA KARINA SOUTO EVANGELISTA
DATA : 02/08/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Sala B4 do Setor II
TÍTULO:

METAMORFOSES: aperfeiçoando a leitura e a produção de texto a partir da mitologia clássica


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino articulado. PCNs. Metamorfoses. Práticas de linguagem.


PÁGINAS: 184
RESUMO:

A pesquisa interpretativista e interventiva revelada nesta dissertação é uma proposta de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para o nono ano do ensino fundamental, com base na articulação das três práticas de linguagem (prática de leitura de textos, prática de produção de textos e prática de análise linguística). Essa proposta surgiu após observarmos e refletirmos sobre práticas de ensino tradicionais de Língua Portuguesa no cotidiano de algumas escolas e de depararmos com conhecidas dificuldades de leitura e de escrita dos alunos. Logo, três questionamentos surgiram a partir desse cenário da educação: 1) Como tornar o ensino-aprendizagem da linguagem menos fragmentado? 2) Como transformar alunos em leitores e produtores de textos proficientes? 3) Podem os mitos clássicos serem utilizados como referencial literário e linguístico para instigarem os alunos à leitura e à produção de texto? Assim, com a intenção de cooperarmos para mudanças nesse cenário, nosso objetivo geral é aperfeiçoar a leitura e a produção de textos, fomentando os conhecimentos linguísticos, enciclopédicos e interacionais do aluno a partir de mitos clássicos de Ovídio. Almejamos alcançar esse objetivo integrando oito mitos das Metamorfoses de Ovídio, o artigo de opinião e a pontuação, em práticas na sala de aula. Nesta pesquisa, temos como sujeitos os alunos do nono ano, da turma A, da Escola Municipal Jornalista Rubens Manoel Lemos; a concepção de linguagem adotada é interacionista; a metodologia para a execução das práticas de linguagem é o procedimento Sequência didática, sugerido pelos pesquisadores Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Também fundamentam teoricamente este trabalho Joseph Campbell, (1990), Antonio Candido (1995), Geraldi (2012), Ingedore Koch (2006), Rodrigues (2008), os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001) e outros teóricos das diferentes práticas de linguagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1513790 - ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO
Externo ao Programa - 277353 - HENRIQUE EDUARDO DE SOUSA
Externo à Instituição - MARÍLIA GONÇALVES BORGES SILVEIRA - IFRN
Notícia cadastrada em: 30/07/2018 11:45
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