Transitividade oracional: uma abordagem funcional ao ensino de sintaxe
Transitividade. Linguística Funcional. Ensino de língua portuguesa.
Neste trabalho, discutimos o tratamento da transitividade em sala de aula do ensino fundamental sob o viés da Linguística Funcional norte-americana. O objetivo é trabalhar esse tópico gramatical correlacionando-o à leitura e à produção escrita de texto narrativo, particularmente conto de enigma. Tratamos a transitividade como propriedade da oração e contemplamos os elementos selecionados pelo verbo, suas formas de codificação e motivações pragmáticas a elas subjacentes. Apoiando-nos numa abordagem funcional de ensino de língua portuguesa, conforme Oliveira e Cezario (2007), Furtado da Cunha, Bispo e Silva (2014) e Furtado da Cunha e Tavares (2016), correlacionada a orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), desenvolvemos proposta de intervenção pedagógica em turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Nísia Floresta, RN, por meio de uma sequência didática. Como se encontra em fase de aplicação, ainda não há resultados.