O GÊNERO DISCURSIVO CORDEL: O PROCESSO DE AUTORIA DA ESCRITA DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Gênero discursivo cordel. Escrita. Autoria. Sequência Didática.
Tendo em vista a necessidade de o professor de língua portuguesa estar constantemente mediando a promoção da leitura e da escrita na sala de aula, considerando a linguagem em seus aspectos pluridiscursivos, o trabalho do professor deve estar vinculado a práticas de ensino que ressignifiquem o fazer pedagógico. A partir dessa perspectiva, a presente pesquisa busca (re)conhecer o processo de autoria da escrita dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado da cidade de Natal/RN. Para tanto, constituímos como objeto de investigação/intervenção o cordel, gênero discursivo que não faz parte do rol canônico adotado pelas escolas. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo central a tarefa de sistematizar o gênero discursivo cordel como auxiliar no processo de autoria da escrita dos alunos do 9º ano, valendo-se de uma Sequência Didática que orientou toda a produção escrita. Nesse sentido, parte de uma situação comunicativa real: um concurso de literatura de cordel para o qual os alunos foram convidados a produzir textos autorais. Além disso, houve a publicação dos cordéis produzidos em formato de folhetos para ser compartilhados com leitores da comunidade escolar na qual estão situados os sujeitos pesquisados. Esta pesquisa tem como base a teoria de Bakhtin (2011, 2015) e do Círculo, considerando o dialogismo da linguagem em atividade concreta de uso. Para dar conta do trabalho com a Sequência Didática, procuramos ancoragem em Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004) e Lopes-Rossi (2011). Já o estudo do gênero discursivo cordel teve por base autores como Batista (1977), Maxado (2012) e Santos (2006); e os estudos relacionados à escrita encontram subsídios em Garcez (2010) e Geraldi (2013), entre outros. A vertente da pesquisa é de cunho qualitativo/descritivo/explicativo, centrada na Análise Dialógica do Discurso (ADD) e procurou responder a três categorias discursivas: composição, autoria e estilo, levando em consideração as relações dialógicas desses enunciados.