LEITURA DE CRÔNICA: UM PROTÓTIPO DE ENSINO PARA O 7º E O 8º PERÍODOS DA EJA
Gênero discursivo. Crônica. Leitura. Protótipo de ensino.
Este trabalho traz como produto um protótipo de ensino desenvolvido junto à turma de 7º período da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Djalma Marinho, Natal/RN, com leituras compartilhadas de crônicas nas aulas de língua portuguesa. Tal protótipo de ensino teve dupla finalidade, a primeira diz respeito a mostrar-se como requisito para título de mestre no programa Profletras e o segundo, sistematizar esse produto junto aos sujeitos da pesquisa. Com essas ações, pretendemos verificar a possibilidade de um ensino de língua portuguesa mais interativo, dinâmico e significativo a partir do trabalho com gêneros discusivos, especificamente a crônica literária. Para tanto, tomamos como embasamento autores como Bakhtin, com o qual compartilhamos as ideias sobre concepção de linguagem, enunciado concreto e de gêneros discursivos; Geraldi, Antunes e Rojo sobre questões e estratégias do ensino de língua materna e Jorge de Sá que traz uma discussão pertinente acerca do gênero discursivo crônica. Entendemos que este registro não se traduz como uma fórmula mas uma proposição de atividade que possa contribuir para a construção de outras possibilidades didáticas no ensino de Língua Portuguesa.