PARÂMETROS COMUNICATIVOS EM PANFLETOS DE CAMPANHA COMUNITÁRIA PRODUZIDOS POR ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTÍNUO DE ORALIDADE E ESCRITURALIDADE
oralidade, campanha comunitaria, producao de texto
Esta pesquisa procura investigar como os alunos lidam com os “deslizamentos textuais” entre a modalidade oral e a escrita, no gênero campanha comunitária, realizando o processo de retextualização proposto Marcuschi (2010). Serão analisados também os parâmetros comunicativos propostos por Koch/Oesterreicher (1999/2007).
Espera-se desenvolver este estudo, ancorando-se na perspectiva sociointeracionista e observando o posicionamento teórico assumido por Marcuschi (2010), em relação a realização à retextualização e por Koch/Oesterreicher (1999/2007), em relação aos parâmetros de comunicação.
Este estudo também procurará pautar-se pelas diretrizes de Dolz e Schineuly (2004), para o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática que ofereça ferramentas necessárias para uma compreensão do gênero que será produzido, bem como suas especificidades em situações reais de comunicação e suas características, tanto na oralidade como na escrita.
De maneira geral, esta pesquisa procurará contribuir de maneira significativa para o estudo de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental da educação brasileira e para a formação de não apenas alunos, mas leitores e cidadãos, capazes de usar a linguagem apropriada a cada situação de comunicação real com que se depararem.