Artigo de opinião no 9o. ano do Ensino Fundamental - o uso dos conectores argumentativos
Texto. Artigo de opinião. Coesão. Conectores argumentativos.
Esta pesquisa tem como objetivo identificar, analisar e interpretar os conectores argumentativos utilizados pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual no município de Esperantinópolis, Maranhão. Para realização deste trabalho, elaboramos e aplicamos uma sequência didática que partiu da leitura de artigos de opinião para que os alunos se apropriassem desse gênero discursivo/textual e escrevessem um artigo de opinião, gerando, assim, o corpus da pesquisa. O aporte teórico de nosso trabalho está baseado, principalmente, em Beaugrande e Dressler (1981), Fávero e Koch (1994), Marcuschi (2008; 2010; 2012), Rodrigues (2007), Adam (2011) e Koch (1998; 2005; 2010; 2014). Em primeira análise, constatamos que os alunos apresentaram dificuldades em utilizar os conectores argumentativos, em especial os adversativos, objeto desta análise, e apresentaram um repertório de conectores bastante limitado.