Letramento Literário no sétimo ano - O Besouro Carirá e a História do Morango Gigante, de Ricardo Daunt: convergências entre a tradição e o moderno.
Didatização do poema, Ricardo Daunt, Besouro carirá, Letramento Literário.
O presente trabalho pretende refletir, se ocupar de preencher alguns vazios existentes em torno do ensino de literatura ou da relação ensino da literatura em sala de aula. A fim de contribuircom a discussão do ensino de literaturada educação básica, nosso interesse é estudar o livro “O besouro Carirá e a história do morango gigante” (2007) que é um poema narrativo infantil escrito pelo romancista Ricardo Daunt e ilustrado pelo artista suíço John Graz, procurando abordar o poema narrativo como proposta de aplicação em sala de aula, em uma turma de sétimo ano do ensino fundamental II. Nosso propósito é propor uma forma de leitura que leve em consideração: a) questões referentes ao gênero textual em questão (poema narrativo); b) articulação entre o texto literário e a vida social, tentando chamar a atenção do aluno tanto para a especificidade do fenômeno estético quanto para a sua relação com a sociedade. O trabalho tem como defesa o uso da literatura a partir de estudiosos que a justificam como: bem incompreensível em Candido (2004); uma forma de nos dar sensibilidade em Compagnon (2009); importante elemento de formação a partir da leitura integral da literatura no ensino de língua materna Todorov (2010). Sobre letramento literário nos espelhamos em Cosson (2006; 2014). Ao desenvolver o estudo da literatura infantil, especificamente do poema, nos baseamos no estudo de Pinheiro (2007); e analisando a representação do campo e da cidade, tomando-se como referência as reflexões de Raymond Williams (2011); Michael Hamburger (2007).