Elementos anafóricos como recurso argumentativo
em textos de discentes do 9º ano do Ensino Fundamental
Elementos anafóricos; recursos argumentativo; produção textual dealunos do 9o. anoo
Com este trabalho propomo-nos a compreender o papel das retomadas anafóricas na construção argumentativa, à luz da linguística textual, e a relevância da intervenção do professor como provocador, durante a reescrita, em produções textuais de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Partimos da assertiva da argumentação como construto discursivo, que envolve além do conhecimento metalinguístico, a escolha lexical intencionada pelo escrevente. Para tanto, levamos também em consideração a informatividade decorrente da composição e do repertório lexical. Para a fundamentação teórica, utilizamos os pressupostos teóricos de Adam (2011), Mondada e Dubois (2003), Koch (2006), Conte (2003) e Neves (2006). Optamos pela pesquisa-ação de vertente etnográfica, por entender que não é possível descaracterizar a presença do professor-pesquisador e a dimensão dialógica envolvida no processo investigativo e interventivo.