(Re)criando (mini)contos de terror: uma experiência de ensino de leitura e escrita de gênero multimodal
Multiletramentos; ensino de leitura e de escrita; gênero discursivo multimodal; miniconto de terror.
Tendo em vista a multiplicidade de linguagens e mídias presentes nos textos contemporâneos, o trabalho com os gêneros digitais caracteriza-se essencial para o ensino de língua materna. Os meios virtuais já estão presentes em várias atividades cotidianas que requerem o uso da língua. Isso mostra que o mundo globalizado traz novas exigências de letramento e diversas práticas de leitura. Considerando essa perspectiva, propomos trabalhar os multiletramentos presentes nos novos textos a partir dos pressupostos enunciativos discursivos bakhtinianos. Para isso, optamos por constituir como objeto de investigação/intervenção o gênero miniconto multimodal por se tratar de um texto multissemiótico de circulação digital/virtual. Nesse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de sistematizar e relatar a execução de uma Sequência Didática, em sala de aula, especificamente numa turma de 7º ano de escola pública, para a leitura e produção do gênero miniconto multimodal (de terror). A pesquisa se fundamenta na teoria de Bakhtin e o Circulo (2009, 2011) sobre gêneros numa perspectiva dialógica e na proposta de Dolz e Schneuwly (2004) para o ensino de texto por meio de Sequências Didáticas. Recorremos, ainda, aos preceitos dos multiletramentos enfocados em ROJO (2012, 2013). A metodologia utilizada assenta-se numa abordagem qualitativa dos dados.