Banca de DEFESA: KLEBERSON FARIAS DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KLEBERSON FARIAS DE MEDEIROS
DATA : 24/09/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

LEITURA DE MUNDO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: A FORMAÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DOS GÊNEROS MULTIMODAIS ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E PROPAGANDA


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura; competência leitora; multimodalidade; estratégias de leitura.


PÁGINAS: 141
RESUMO:

A constatação da ausência ou escassez de atividades que objetivam colocar o aluno como protagonista de sua aprendizagem, conforme sugerem os documentos legais PCN (1997) e BNCC (2018), despertou nosso interesse em trabalhar com gêneros multimodais, em especial, anúncio publicitário e propaganda, como uma das possibilidades de estimular a formação da competência leitora dos alunos, na turma de nono ano do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Elza Bezerril Ribeiro, no distrito de Piquiri, zona rural de Canguaretama, RN. Dessa forma, surgiu a necessidade de buscar estratégias de leituras cognitivas e metacognitivas, que pudessem contribuir para se minimizarem os impactos causados pelo baixo interesse em atividades de leitura. Nesse contexto, a inserção das linguagensmultimodais aparece como uma das inúmeras possibilidades para se ressignificarem as aulas de língua portuguesa e assim se promover a inserção de ações de leitura e escrita. Discutiremos como elaborar atividades de leituras que propiciem autonomia e criticidade aos educandos. Para tal fim, exploraremos o conceito de competência leitora proposto na BNCC (2018), além das estratégias de leitura, trazidas por autores como Koch e Elias (2010), Kleiman (2022), Solé (1998), Koch (2002) e Kato (1998). No que se refere à análise de gêneros discursivos, tomaremos por base os trabalhos de Bakhtin (1997) e Bronckart (1999), levando em consideração a língua em seus enfoques discursivos e enunciativos, e não em suas especificidades formais. Ainda sobre a perspectiva de gêneros textuais, analisaremos as contribuições de Kress (1989, 2003) e Marcuschi (2007). No tocante à multimodalidade, investigaremos os estudos propostos por Dionísio (2005), Kress e Van Leeuwen (2006), Kleiman (2010), Rojo (2013), entre outros que irão compor a base teórica desta pesquisa, em conformidade com os documentos oficiais PCN e BNCC. Esta pesquisa tem como objetivo geral aprimorar a competência leitora dos alunos do nono do Ensino Fundamental II na interpretação dos gêneros anúncio publicitário e propaganda, e desenvolver sua criticidade sobre consumismo e bullying. Nossos objetivos específicos são: i) avaliar o impacto do trabalho com gêneros anúncio publicitário e propaganda no aprimoramento da leitura e escrita; ii) avaliar o papel da competência multimodal como estratégia de leitura na interpretação de textos; iii) identificar as dificuldades dos alunos na análise e interpretação dos gêneros propaganda e anúncio; iv) avaliar como uma sequência de atividades sobre bullying e consumismo pode contribuir para a formação da competência leitora e despertar a criticidade dos educandos. Ainda que nosso trabalho não tenha pretensões de remodelar ou recriar as práticas de ensino e aprendizagem, esperamos, com ele e a partir dele, lançar, possibilitar e motiTrabavar novos olhares e processos de (auto)reflexão dos alunos participantes da pesquisa, no que compete ao estímulo da competência leitora.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA
Interno - 1720830 - MARCELO DA SILVA AMORIM
Externo à Instituição - LUIZ HERCULANO DE SOUSA GUILHERME - IFSC
Notícia cadastrada em: 17/09/2024 16:09
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