SABERES DA TERRA E SABORES LITERÁRIOS: RECONHECIMENTO E ENCANTAMENTO CULTURAL POR MEIO DE OFICINAS DE LETRAMENTO
Oficinas de letramento. Agentes de letramento. Dispositivos didáticos.
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a construção de um aluno investigador e pesquisador de cultura, que é capaz de articular saberes comunitários e escolares em sua formação crítica e reflexiva. A realização deste estudo justifica-se, principalmente, pelo distanciamento entre as práticas pedagógicas e mundo real dos alunos. A pesquisa tem como objetivo geral compreender o potencial dos projetos e oficinas de letramento olhados como dispositivos didáticos capazes de promover a articulação dos saberes escolares aos saberes comunitários e a participação colaborativa de agentes de letramento na construção do conhecimento. Como objetivos específicos, pretende: analisar se e de que forma os projetos e oficinas de letramento podem favorecer a articulação entre os saberes escolares e os saberes comunitários e a participação colaborativa de agentes de letramento na construção do conhecimento; apontar e descrever recursos e artefatos de letramento que viabilizem o engajamento dos alunos e de outros agentes de letramento às práticas escolares, mobilizem os seus saberes e habilidades e valorizem a sua condição de aprendizes protagonistas, ativos e críticos; argumentar em favor dos projetos e oficinas de letramento como dispositivos didáticos que oferecem potencial para promover a construção do pesquisador jovem interessado em reconhecer e valorizar a cultura local dentro e fora dos muros da escola. Teoricamente, esta pesquisa fundamenta-se nos construtos teóricos advindos dos estudos de letramento (STREET, 1984; BAYNHAM, 1995; KLEIMAN, 1995; 2000; OLIVEIRA; KLEIMAN, 2008); o conceito de multiletramentos (ROJO, 2009), as orientações da pedagogia crítica (FREIRE, 1989; MCLAREN, 1997), as noções de curiosidade epistêmica (OLIVEIRA, 2021) aluno pesquisador (THOMPSOM; GUNTER, 2007; DEMO, 1996;2002), letramento local (BARTON, 1998) os estudos sobre projetos de letramento (KLEIMAN; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2014; OLIVEIRA, 2016) e a teoria da ecologia do desenvolvimento humano (BRONFENBRENNER, 1996). Metodologicamente, a pesquisa segue o modelo de qualitativo-interpretativista (MOITA LOPES, 1994; ERICKSON, 1990) de viés etnográfico (ANDRÉ, 2005; KLEIMAN, 1998). Os dados foram gerados a partir da realização de entrevistas, notas de campo e realização de oficinas de letramento.