O pagador de promessas, de Dias Gomes: a dramaturgia para a formação do leitor literário
Literatura; Leitor literário; Teatro.
Este trabalho visa apresentar aos professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental, anos finais, com foco nos nonos anos, uma proposta de intervenção para formação do leitor literário, tomando como modelo a sequência básica de Rildo Cosson apresentada em seus livros Letramento Literário: teoria & prática (2006) e Círculos de leitura e letramento literário (2020). À proposta, seguem sugestões de produção textual através da prática da retextualização/refacção. Como texto-base, tanto para a formação do leitor, quanto para as produções textuais, utilizamos a peça teatral O pagador de promessas, de Dias Gomes. A dramaturgia, gênero subaproveitado nos livros didáticos e nas aulas de Língua Portuguesa, apresenta estrutura e linguagem que atendem à demanda da proposta: despertar o gosto pela leitura literária e aprimorar a prática da escrita dos estudantes, através de sua retextualização/refacção para outros gêneros. Para as práticas de letramentos literários, nos apoiamos em Cosson (2006); para as retextualizações/refacções, utilizamos Marcuschi (2010), Terra (2020) e Antunes (2005). A consulta à BNCC (2018), bem como as leituras de Candido (2011), Compagnon (2009), Barthes (1977, 1987), Lajolo (1982), Perrone-Moisés (2016) e Geraldi (2011), também foram utilizados para o aporte teórico. Esperamos com este trabalho contribuir, minimamente, para a formação de leitores literários na escola e para além dela.