O TRABALHO COM GRÊMIO ESTUDANTIL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Grêmio Estudantil. Língua Portuguesa. Livro didático. BNCC.
Historicamente, o grêmio estudantil marca a movimentação política de estudantes brasileiros, em especial secundaristas. Todavia, nossa experiência docente nos permite afirmar que não é comum haver, em escolas públicas de educação básica do interior do Rio Grande do Norte, a instituição do grêmio estudantil como um espaço de participação nas decisões escolares. Isso pode ser alterado por forças externas à escola. Uma delas é a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), que, ao delimitar o campo de atuação da vida pública, destaca práticas de leitura, escuta, produção de textos orais e escritos, bem como análise linguística e semiótica, que podem ser desenvolvidas em grêmios estudantis. Outra força vem dos livros didáticos. Ao serem explicitados pela BNCC em habilidades específicas de Língua Portuguesa, o "grêmio estudantil" e suas práticas tendem a ser contemplados pelos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Cientes disso, nossa pesquisa documental, de natureza qualitativa e interpretativista tem por objetivo geral investigar como o grêmio estudantil é representado na BNCC e como ele é contemplado em atividades de duas coleções didáticas aprovadas pela edição de 2020 do PNLD. Para tanto, objetivamos, especificamente, (i) compreender aspectos que caracterizam a inserção do termo "grêmio estudantil" na BNCC e (ii) analisar como as duas coleções didáticas selecionadas se apropriam das orientações da BNCC em atividades que envolvem o grêmio estudantil. Fundamentam nossa análise a concepção dialógica da língua(gem) do círculo bakhtiniano (BAKTHIN, 2006 [1929]), os estudos de letramento de vertente sociocultural (KLEIMAN, 1995) e a pedagogia crítica (FREIRE, 2004).