A INTERTEXTUALIDADE NAS TIRAS DE HUMOR: UM OLHAR SOBRE A LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO
Intertextualidade. Tira de humor. Leitura. Livro didático.
A intertextualidade é um fator da textualidade que exige do leitor a ativação de conhecimentos prévios, oriundos de seu acervo cultural, mas que são inerentes a todo processo de leitura e está implicada nos efeitos de sentido do texto. A tira de humor é um gênero de natureza multimodal, pertence ao campo do humor, explora situações variadas e também convida o leitor a realizar inferências, a perceber os elementos implícitos nela, a estabelecer conexões entre a linguagem verbal e a linguagem não verbal. A conciliação desses dois elementos traz para o cerne da leitura a relação autor-texto-leitor, a qual não considera uma concepção de leitura pautada apenas no texto ou no leitor, mas agrega a interação entre ele. Desse modo, nossa dissertação objetiva analisar se a abordagem da intertextualidade nas tiras de humor contribui para uma leitura crítica. Para tal propósito, embasamos nossa pesquisa na Linguística Textual e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, através de autores como Koch, Bentes e Cavalcante (2012); Koch e Elias (2013); Costa Val (2006); Antunes (2003, 2007, 2009, 2014); Brasil (1997,1998). Ramos (2017, 2018) e Vergueiro e Ramos (2015) contribuíram para a caracterização do gênero Tira de Humor, bem como Smith (1993) e Foucambert (1994) foram referenciais para a abordagem sobre a leitura. Nosso corpus foi delimitado em 4 exemplares de língua portuguesa do 6° ao 9° ano, da coleção Conexão e Uso para a construção dos elementos de pesquisa, pois partimos do pressuposto de que existem contextos ainda não contemplados no livro didático em relação à intertextualidade na tira de humor. Sendo assim, propomos, ao fim do nosso trabalho, um caderno de atividades, a partir de situações de intertextualidade abordadas no gênero tira de humor pelo livro didático, com base numa perspectiva que priorize uma leitura crítica para os alunos do Ensino Fundamental.