Banca de QUALIFICAÇÃO: ILANA NAEDJA BEZERRA DANTAS DE ARAUJO AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ILANA NAEDJA BEZERRA DANTAS DE ARAUJO AZEVEDO
DATA : 22/10/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto (Link Zoom: https://zoom.us/j/92299114843?pwd=Y3BSNWlNNG5YZk1DL1l1bmlvRmNZUT09)
TÍTULO:

A INTERTEXTUALIDADE NAS TIRAS DE HUMOR: UM  OLHAR SOBRE A LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO


PALAVRAS-CHAVES:

Intertextualidade. Tira de humor. Leitura. Livro didático.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

A intertextualidade é um fator da textualidade que exige do leitor a ativação de conhecimentos prévios, oriundos de seu acervo cultural, mas que são inerentes a todo processo de leitura e está implicada nos efeitos de sentido do texto. A tira de humor é um gênero de natureza multimodal, pertence ao campo do humor, explora situações variadas e também convida o leitor a realizar inferências, a perceber os elementos implícitos nela, a estabelecer conexões entre a linguagem verbal e a linguagem não verbal. A conciliação desses dois elementos traz para o cerne da leitura a relação autor-texto-leitor, a qual não considera uma concepção de leitura pautada apenas no texto ou no leitor, mas agrega a interação entre ele. Desse modo, nossa dissertação objetiva analisar se a abordagem da intertextualidade nas tiras de humor contribui para uma leitura crítica. Para tal propósito, embasamos nossa pesquisa na Linguística Textual e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, através de autores como Koch, Bentes e Cavalcante (2012); Koch e Elias (2013); Costa Val (2006); Antunes (2003, 2007, 2009, 2014); Brasil (1997,1998).  Ramos (2017, 2018) e Vergueiro e Ramos (2015) contribuíram para a caracterização do gênero Tira de Humor, bem como Smith (1993) e Foucambert (1994) foram referenciais para a abordagem sobre a leitura. Nosso corpus foi delimitado em 4 exemplares de língua portuguesa do 6° ao 9° ano, da coleção Conexão e Uso para a construção dos elementos de pesquisa, pois partimos do pressuposto de que existem contextos ainda não contemplados no livro didático em relação à intertextualidade na tira de humor. Sendo assim, propomos, ao fim do nosso trabalho, um caderno de atividades, a partir de situações de intertextualidade abordadas no gênero tira de humor pelo livro didático, com base numa perspectiva que priorize uma leitura crítica para os alunos do Ensino Fundamental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1720830 - MARCELO DA SILVA AMORIM
Interna - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA
Externa à Instituição - MARIA TERESA GONÇALVES PEREIRA - UERJ
Notícia cadastrada em: 05/10/2020 14:01
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