Uma proposta de círculo de leitura a partir das obras A marca de uma lágrima e Mariana de Pedro Bandeira.
Letramento literário; Círculo de leitura; Literatura Infantojuvenil.
A necessidade de ressignificar as aulas de Língua Portuguesa tornando-as mais interativas, com momentos de leitura, reflexão, tem sido motivo de debate nas instituições de ensino. Para contribuir com essa ressignificação, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica de letramento literário utilizando a metodologia do círculo de leitura, desenvolvida por Cosson (2017). A partir das obras A marca de uma lágrima e Mariana do autor de literatura infantojuvenil Pedro Bandeira, propomos a aplicação da sequência básica, de acordo com os fundamentos do letramento literário de Cosson (2009). O nosso objetivo é ampliar o repertório literário de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Capitão José da Penha, em João Câmara, através do círculo de leitura com as obras de Pedro Bandeira para a formação de leitores críticos capazes de refletir e compreender o contexto da obra e os outros contextos. Com as atividades propostas pretendemos estimular o hábito de leitura literária, interagir com os livros e os colegas através da leitura compartilhada, inserir nas aulas de Língua Portuguesa momentos de leitura reflexiva. Essa sequência será expandida através da escrita dos diários de leitura e com a apresentação no Sarau literário na escola. Verificamos a necessidade de proporcionar ao estudante um contato mais eficaz com os textos literários, visto que a literatura é relevante para a formação leitora desses alunos e na formação de cidadãos. Como resultado esperamos ressignificar as aulas de Língua Portuguesa e fazer desses alunos leitores de obras literárias. Utilizamos como pesquisa bibliográfica as obras de Cademartori (2009), Colomer (2007), Cosson (2009, 2017), Todorov (2009), Zilberman (2010), entre outros autores.