Contando, Lendo e (Re)escrevendo Lendas urbanas: uma experiência com alunos de 7º ano do noturno
Leitura. Escrita. Gêneros discursivos. Lenda Urbana.
O ensino de Língua Portuguesa tem como uma de suas finalidades fazer com que os alunos desenvolvam e ampliem suas competências linguística, genérica e enciclopédica para que possam empregá-las de maneira adequada nas diversas situações do convívio social em que se encontrem. Com respaldo nas teorizações do Círculo de Bakhtin, o qual entende a linguagem como constitutiva do sujeito que interage nas mais diferentes esferas da atividade humana por meio dos diversos gêneros discursivos. Propõe-se um trabalho com o gênero discursivo lenda urbana em uma turma de 7º ano de uma escola de rede pública de ensino, considerando que as histórias de terror sempre perpassam a sociedade humana ao longo de toda a sua existência, servindo, assim, como fonte de preservação cultural e como forma de suscitar o imaginário dos indivíduos, permitindo-lhes adentrar o mundo fictício haja vista que a lenda urbana permite a salvaguarda da memória dos povos e a valorização, além do registro escrito, sobretudo da modalidade oral da língua. Para tanto, nosso trabalho é de cunho histórico-cultural e se inscreve como pesquisa-intervenção.