A (re)leitura do mundo no Ensino Fundamental por meio da leitura de charges
Charge; Gênero discursivo; Relações dialógicas; Leitura; Sequência didática.
O presente trabalho teve como objetivo sistematizar uma proposta de intervenção no ensino para os anos finais do Ensino Fundamental II com foco na leitura de charges. Essa proposta foi elaborada a partir das orientações dos PCN que têm orientado para o desenvolvimento de competências leitoras de múltiplos textos modelizados em diferentes linguagens. Nesse sentido, o gênero discursivo selecionado foi a charge por ser um texto multimodal que exige um leitor situado. Visou-se, com essa proposta, desenvolver atividades que privilegiassem a reflexão sobre a situação de produção, o sentido produzido por elementos verbais e não verbais, as relações dialógicas, o estilo e a polêmica (o embate de vozes). Dessa forma, pretendeu-se fazer com que o aluno (re)pensasse seu lugar no mundo e se percebesse capaz de interagir com o(s) outro(s) de forma mais ativa, ao mesmo tempo que desenvolvesse e executasse estratégias de leitura que fossem além da mera decodificação de dados e da análise “gramatiqueira”. A turma selecionada para a intervenção foi o 9º ano A da Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, município de Natal/RN. Tomou-se como aporte teórico, a concepção dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin (2003); a concepção bakhtiniana de gênero discursivo (2003); as considerações a respeito do processo de leitura de Freire (2006), Benevides (2008) e Solé (1998); as reflexões, conceito e utilização da charge por vários autores dentre eles Dellanos Rios (2008), Fernanda de Moura Ferreira (2011), Alexandra Bressanin (2015), Oliveira, Silva e Carvalho (2015); e a Sequência Didática postulada por Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004) como modelo didático para a intervenção.