UMA PROPOSTA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO PARA 4º CICLO DA EJA
SOBRE A IMAGEM DA MULHER EM FITA-VERDE NO CABELO, NOVA VELHA ESTÓRIA, E HERBARIUM
Diálogo – simbologia – a imagem da mulher
Trata este trabalho de uma intervenção pedagógica para turmas de 9º ano do curso EJA, cuja pretensão é analisar, interpretar e investigar, na perspectiva da Literatura Comparada, procedimentos dialógicos entre os contos Fita Verde no Cabelo, nova velha estória, e Herbarium, de Guimarães Rosa e Lygia Fagundes Telles, respectivamente, dando-se ênfase à construção da imagem do sujeito-feminino nas obras em questão. Nesse estudo, busca-se, também, compreender a linguagem do conto, seus aspectos mais relevantes, configurados muitas vezes pela representação simbólica, recurso recorrente nas histórias desses escritores. A escolha dessas duas obras e autores deu-se pela necessidade de se introduzir textos que tragam contribuições significativas para a construção do ser humano como pessoa e cidadão, levando o aluno a perceber que a literatura vai muito além de entretenimento. Seu conteúdo expressa as nossas angústias, sentimentos e anseios, opiniões e contradições revelados através das muitas vozes presentes no texto. Em relação ao letramento literário e à proposta de aplicação em sala de aula, bem como as reflexões sobre o papel da literatura na formação leitora e cidadã do aluno e as relações dialógicas presentes nos dois contos, toma-se como fundamentação teórica o pensamento de Rildo Cosson , Candido, Cereja, Bakhtin, Coelho e outros.