CRÔNICAS DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ENTRE ORALIDADE E ESCRITURALIDADE: TRADIÇÕES DISCURSIVAS, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
oralidade, escrituralidade, crônica, producao de texto
Esta pesquisa procura investigar como os alunos lidam com os “deslizamentos textuais” entre a modalidade oral e a escrita, no gênero crônica, realizando o processo de retextualização proposto Marcuschi (2010) a partir dos postulados de Koch/Oesterreicher (1990/2007). A análise das diferentes produções textuais (diagnóstico, primeira e última versão) das produções dos alunos é desenvolvida segundo os parâmetros comunicativos propostos por Koch/Oesterreicher (1999/2007) e as tradições discursivas que influenciaram tais produções.
Este estudo pauta-se também pelas reflexões de Dolz e Schineuly (2004), para o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática que ofereça ferramentas necessárias para uma compreensão do gênero que será produzido, bem como suas especificidades em situações reais de comunicação e suas características, tanto na oralidade como na escrituralidade.
Como resultado, a pesquisa contribui para a identificação de recursos e estratégias de oralidade e de escrituralidade e suas implicações para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.