A INFÂNCIA ENTRELAÇADA NOS FIOS DA POESIA: UMA ABORDAGEM DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Ensino de Literatura. Poema. Representação da Infância. Ensino Fundamental II.
Nesta pesquisa refletimos sobre a abordagem do texto literário em sala de aula, em especial a poesia, que tem sido marcada por diversos equívocos e, ancorada nas leituras roteirizadas dos livros didáticos, tem silenciado os sentidos do texto, não promovendo um efetivo encontro do leitor com a obra literária. Visando a uma ressignificação dessa prática, nosso projeto de intervenção aplicado no 8º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Maria Fernandes Saraiva, situada no município de Parnamirim-RN, estabeleceu um diálogo entre poemas de Zila Mamede, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, tendo como fio condutor a representação da infância. O elemento motivador para o estudo dos poemas foi um conjunto de cartas de Drummond para Zila Mamede; e de Câmara Cascudo para Mário de Andrade. Essas correspondências literárias de forma direta e indireta estão relacionadas com a temática dos poemas. O produto final foi a confecção de uma antologia poética com capa cartonera, como sugestão de material didático, uma vez que contribui para autonomia do professor em selecionar os textos literários para trabalhar com seus alunos. Para fundamentar a reflexão sobre o ensino de Literatura e Poesia, o aporte teórico-metodológico constou, prioritariamente, dos estudos de Rildo Cosson (2007) Hélder Pinheiro (2002; 2009; 2014), Edgar Morin (2005), Antoine Compagnon (2009), Todorov (2009), Antonio Candido (1995), Araújo (2014) Cereja (2005). Nóbrega (2012). A análise dos poemas teve como base teórica, principalmente, os estudos de Gaston Bachelard (1996), Sigmund Freud (2014), Ruben Alves (2004), André Pinheiro (2012), Câmara Cascudo (2003), Alexandre Alves (2013). A experiência com os poemas e as cartas em sala de aula, com base numa abordagem dialógica, contribuiu para resultados exitosos, possibilitando os alunos vivenciarem uma experiência estética, através do encontro entre texto e leitor.