A CANÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE PROJETO DE ENSINO
Ensino de Língua Portuguesa. Leitura. Escrita. Canção. Samba-enredo.
A canção é um gênero textual presente em avaliações nacionais, provas de concurso para ingresso em escolas técnicas, em livros didáticos, logo precisa ser mais difundido na escola como objeto e instrumento de ensino, pois, além de sua importância para o repertório cultural do indivíduo, pode colaborar para o desenvolvimento das habilidades linguísticas. Nesse sentido, esta pesquisa versa sobre leitura e escrita da canção (letra de samba-enredo) no ensino fundamental, com o intuito de sugerir um projeto de ensino de língua por meio de samba-enredo, que explore a intertextualidade. Os objetivos específicos são: criar sequência (s) didática (s) que voltadas para a leitura, escrita, gramática e oralidade por meio de samba-enredo; contribuir para a formação de leitores e escritores; explorar a intertextualidade em samba-enredo. A fim de atingir esses objetivos, a fundamentação teórica está ancorada quanto à intertextualidade, leitura e escrita em Koch (2012, 2013); língua como interação e conhecimento linguístico verbal em Antunes (2009, 2010, 2013); este último também em Travaglia (2013), Neves (2013); letramento, Kleiman (2012); o texto como ponto de partida e de chegada, Geraldi (2013); o texto como unidade de ensino, BRASIL (2000); procedimento de ensino, Scarpato (2004); metodologia, Charoux (2006), Severino (2014); entre outros. Os dados a serem gerados e analisados, estarão vinculados à abordagem qualitativa e à pesquisa-ação.