PROCESSOS DIÁLOGICOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CHAPEUZINHO AMARELO, FITA VERDE NO CABELO E CHAPEUZINHO VERMELHO E UMA PROPOSTA DE ESCRITA DE CONTOS
Dialogismo, letramento literário, intertextualidade, comparação.
O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de uma Sequência Didática, a qual
será aplicada na turma do 4° Período (6° e 7°anos) da EJA ( Educação de Jovens e Adultos ), bem como a análise do processo de ensino- aprendizagem desencadeado a partir de tal aplicação e como produto final a elaboração de um livro de contos produzidos pelos alunos. O trabalho será dividido em duas partes complementares: uma dedicada à reflexão teórica sobre a função da literatura e sobre literatura e ensino, e outra voltada para a aplicação do texto literário em sala de aula. Para tanto, adotaremos uma perspectiva dialógica a fim de estabelecer um estudo comparativo entre o poema narrativo Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque de Holanda e os contos Fita Verde no Cabelo, de João Guimarães Rosa, e Chapeuzinho vermelho, dos irmãos Grimm. O presente estudo se baseia no pensamento teórico de Compagnon, presente no livro Literatura para quê?; de Tzevetan Todorov, em Literatura em perigo, servindo-nos também da perspectiva dialógica da linguagem, segundo Bakhtin e Brait. Buscaremos refletir sobre a função da literatura na formação do leitor, identificar a polifonia e a ironia nas obras estudadas e analisar os processos dialógicos envolvendo o estudo comparativo das obras em questão. Diante disso, procuraremos mostrar as diversas vozes presentes nos textos e que todo texto é constituído de outros textos existentes, a partir da leitura das obras objeto de nosso estudo. Para aplicação do texto literário em sala de aula, será adotada a perspectiva dialógica, segundo o modelo de sequência didática proposto por Cereja(2005), presente em seu livro Ensino de literatura, e Rildo Cosson (2010), em Letramento literário: uma proposta para a sala de aula.