OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: RESSIGNIFICAÇÃO DE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
Projeto de letramento, práticas sociais, ressignificação de práticas de leitura e escrita.
Projeto de intervenção que está sendo desenvolvido com a participação de alunos do 7º ano de uma escola pública estadual localizada na capital do Rio Grande do Norte. Nesse projeto, professores e alunos estão inscritos na Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), visando não apenas à participação em um concurso nacional, mas também ao desenvolvimento da escrita como prática social significativa. Nesse sentido, os colaboradores vêm atuando em oficinas e em outras atividades que podem aperfeiçoar as competências do ler e do escrever para agir sobre o mundo. Com efeito, o desenvolvimento desse projeto está transformando as práticas de leitura e escrita realizadas na escola em práticas sociais que ultrapassam os muros da instituição escolar, uma vez que os alunos produzem textos não apenas para que os professores leiam, mas para participarem de um concurso nacional de escrita. Essa forma de ensinar e de aprender, por ser mais colaborativa, pode trazer ganhos efetivos para a vida da comunidade de aprendizagem (AFONSO, 2001) que está envolvida nesse processo, o qual estamos entendendo como um projeto de letramento (KLEIMAN, 2000).