OFICINAS DE LETRAMENTO PARA RETEXTUALIZACAO E REESCRITA DE CONTOS DA TRADICAO ORAL
Contos pertencentes à tradição oral. Oficinas de letramento. Viúva Machado. Retextualização. Reescrita.
A educação brasileira, conforme a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), atravessa dificuldades e muitas delas, atualmente, consequentes da pandemia da COVID 19, iniciada em 2019. Em pesquisas realizadas pela OCDE, foi constatado que o Brasil, entre os anos de 2020 e 2022, foi o país onde as escolas permaneceram fechadas por mais tempo, expondo a necessidade urgente de mudanças metodológicas no ensino da língua materna. Em virtude disso, apresenta-se esta pesquisa, cujo objetivo é discutir oficinas de letramento literário, a partir da retextualização e reescrita de contos pertencentes à tradição oral. Tal prática justifica-se por possibilitar uma quantiosa reflexão sobre a lacuna em livros didáticos em relação a esse gênero discursivo, tão valioso ao processo de aprendizagem, devido ao seu caráter atrativo para estudantes do ensino fundamental, por se tratar de textos populares, curiosos e que fomentam a construção do imaginário simbólico e social brasileiro. Esta pesquisa concentra-se sob esse viés, fundamentada na história real e ficcional da Amélia Duarte Machado, conhecida como Viúva Machado ou Papa Figo, que viveu no final do século XIX e início do século XX e tornou-se uma figura histórica no Rio Grande do Norte, por causa dos mistérios e boatos envoltos dela. Teoricamente, ampara-se na concepção dialógica de linguagem, nos gêneros discursivos e nos estudos de letramento, especificamente nos conceitos de oficina de letramento e letramento literário. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa ação de abordagem qualitativa, realizada na Escola Estadual Belém Câmara, com alunos de 8º ano do Ensino fundamental II. Como resultados esperados, a apreciação didática do conto pertencente à tradição oral pode motivar não somente discentes, mas também docentes a um novo olhar em relação ao desempenho e à qualidade dos textos escritos por educandos da educação de base.