A INFORMATIVIDADE PRESENTE NAS TIRINHAS PARA CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTATIVIDADE
Informatividade. Retextualização. Leitura. Tirinhas de Humor.
Levando-se em consideração o texto como lugar de interação de sujeitos sociais, a interação autor-texto-leitor é imprescindível para a construção de sentidos no processo de leitura. Ler é uma atividade que requer do leitor ativa participação, uma vez que, apropriando-se de várias estratégias sociocognitivas, ele consegue completar lacunas, contribuindo assim para a construção de sentidos. Nas Tirinhas de Humor (TH), por exemplo, gênero textual bastante explorado nas aulas de língua portuguesa, na atualidade, por ser um texto multimodal, que trata de diversos temas, a participação do leitor é de extrema importância. É dele que se espera a cooperação no que se refere à compreensão advinda da capacidade de pressupor e inferir. Assim sendo, o trabalho aqui apresentado tem como objetivo analisar a forma como esse gênero textual tem sido explorado nos livros didáticos de língua materna, bem como fazer uma abordagem de como esse material tem trabalhado a informatividade presente nas Histórias em Quadrinho (HQ), afim de conquistar o envolvimento do leitor e torná-lo um participante ativo na construção de sentidos. Para a realização desta pesquisa, os livros didáticos analisados fazem parte das coleções Tecendo Linguagens e Conexão e Uso, ambos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. A fundamentação teórica se baseia nos princípios da Linguística Textual e na Base Nacional Comum Curricular, com a contribuição de autores como Koch e Elias (2018); Costa Val (2016); Marcuschi (2010); Antunes (2003, 2007, 2009); e Ramos (2021), dentre outros. Ao término desta dissertação, propomos um caderno de exercícios, produto aplicável, com estratégias de leitura, de compreensão e produção (retextualização), dando ênfase à relevância da informatividade presente no gênero Tirinha de Humor (TH).