PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO 6°ANO: AS FÁBULAS NA
SALA DE AULA
Letramento literário; Gênero fábula; Leitura subjetiva.
A prática da leitura literária em sala de aula, a qual leve em consideração as experiências
subjetivas dos leitores, apresenta-se como elemento basilar para a aquisição de significados
dessas leituras, bem como suas possíveis ressignificações e reescritas por parte dos alunos.
Todavia, práticas nas quais o texto literário é apresentado apenas para servir de mote para a
exposição dos conteúdos ainda ocorrem. Dessa forma, metodologias diferenciadas fazem-se
necessárias na tentativa da promoção do letramento literário dentro do espaço escolar. Como
possibilidade de contribuição para a formação de um aluno leitor e também escritor,
elaboramos uma proposta de sequência básica de acordo com Cosson (2018), utilizando o
gênero textual fábula. Temos como objetivo o exercício de práticas de leitura e reescrita dos
textos em turmas de 6° ano do Ensino Fundamental II. A proposição desse trabalho corrobora
com a inserção da subjetividade do aluno nas leituras dos textos e principalmente em sua
escrita, associando-a a sua leitura de mundo. Na sequência básica aqui apresentada, o aluno
fará a leitura das obras e, a partir delas, será autor de sua própria fábula, tornando-o
protagonista no processo de letramento literário. Para fundamentação bibliográfica utilizamos
as obras de Cosson (2018, 2019), Oliveira (2011), Cândido (1995), Rouxel (2013, 2014),
além de fundamentar o trabalho didático nas competências e habilidades da BNCC.
Consideramos, finalmente, que o letramento literário como prática pedagógica pode contribuir
com a formação crítica do aluno, estimulando a sua autonomia de escritores capazes de
contextualizarem nas obras lidas as suas vivências.