A CHARGE EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Círculo de Bakhtin. Gênero discursivo. Charge de autores potiguares.Caderno didático.
De acordo com Bakhtin há gêneros que são mais propícios a alterações, outros têm certa estabilidade, mas é a trajetória de leitura ou de escrita que dará forma ao estilo individual. Assim, o estudo com o gênero discursivo charge (aqui escolhida a de autoria de chargistas do Rio Grande do Norte) em sala de aula visa trabalhar, considerando que esse gênero se faz presente nas práticas cotidianas das pessoas, seja em canais impressos como revistas e jornais, seja em meios virtuais como em blogs e sites diversos. Ademais, a charge apresenta estratégia textual-discursiva que pode promover a prática de leitura numa perspectiva crítica, pois requer do leitor a análise de um tema dentro de um contexto temporal e situacional. O intuito maior é propiciar a esse aluno um olhar para o texto que vá além do que os “manuais” classificam, enumeram ou usam os gêneros como pretexto para estudos gramaticais. A abordagem em sala Língua Portuguesa do ensino fundamental se justifica uma vez que se pretende a formação de um leitor crítico e situado no mundo da vida. A pesquisa-intervenção considera sujeitos e práticas em uma perspectiva histórica e em permanente construção. Fundamenta a investigação as concepções advindas do Círculo de Bakhtin e concepções sobre formação de leitor concernentes tanto à sala de aula quanto à sistematização de material didático a ser construído.