PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS E PRODUÇÃO TEXTUAL:
CONTOS DE CLARICE LISPECTOR NO 9º ANO.
Letramento literário. Clarice Lispector. Contos. Fanfiction. Sequência didática.
A presente proposta pedagógica objetiva reforçar a importância e a pertinência do ensino de literatura na escola, por acreditar no seu potencial transformador e humanizador, na construção de sentidos entre texto, leitor e mundo. Para tanto, empreendemos letramento literário numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede pública municipal da cidade de Natal/RN, a partir da criação, desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática, baseada na sequência expandida de Cosson (2007). Esta pesquisa-ação foi constituída por três momentos: no primeiro, falamos sobre a leitura, a literatura na escola e o letramento literário em diálogo com multiletramentos; no segundo, discorremos sobre o gênero conto, e apresentamos os recortes do livro Felicidade Clandestina, com os seis contos estudados e um breve estudo sobre sua autora, Clarice Lispector; no terceiro momento, apresentamos a sequência didática e sua execução, partindo da leitura e interpretação do conto canônico para a produção de outros gêneros, a exemplo, a Fanfiction, concluindo esse processo com a análise dos resultados. Amparamos nossa proposta de ação pedagógica na BNCC (2017) e nos PCN (1998), e em autores como Candido (2004, 2017), Compagnon (2009), Cosson (2007; 2015; 2018), Cortázar (1993), Gotlib (2006), Koch & Elias (2009), Moisés (2006), Rojo (2012),Rosenfeld (2006), Rouxel (2013),Todorov (2009), Zilberman (2008, 2010), entre outros teóricos. Acreditamos que esta proposta pedagógica sobre leitura e literatura tenha contribuído, tanto para melhorar o desempenho linguístico e o interesse literário dos nossos alunos, quanto para a sua formação humana.