DRAMATIZAÇÃO DE CONTOS – UMA PROPOSTA DE AÇÃO LITERÁRIA COM BASE NAS HISTÓRIAS DE EDGAR ALLAN POE
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Contos de terror. Teatro. Edgar Allan Poe. Leitura literária.
Ao mesmo tempo em que a existência da literatura no ambiente escolar diminui, percebe-se a discussão intensificada acerca da formação do aluno enquanto leitor e sobre a responsabilidade da escola nesse processo. Nesse sentido, é necessário que o docente incentive o aluno para que perceba a importância da leitura e que consecutivamente saiba caminhar pelo mundo da literatura fazendo suas próprias escolhas, por pura satisfação. Assim, pretendemos desenvolver uma prática didático pedagógica por meio de uma sequência didática (Cosson, 2016) a qual proporciona o relacionamento dos discentes do nono ano da Escola Estadual Élia de Barros com os gêneros contos de terror de Edgar Alan Poe e teatro de maneira a trabalhar a leitura literária e a dramatização, também motivar a leitura desses contos, desenvolver a criatividade e a oralidade dos alunos além de proporcionar a participação em exercícios teatrais os quais beneficiem no desenvolvimento da expressão oral e corporal. A fim de amparar nosso projeto de ação iremos nos apoiar em Candido (1999), Compagnon (2009), Cortázar (1993), Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Rosenfeld (2006), Todorov (2009), Zumthor (2007) e outros teóricos. Consideramos que esse projeto de ação auxiliou no desempenho das competências linguísticas e literárias dos alunos.