Banca de DEFESA: ANACYARA CELLY DA SILVA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANACYARA CELLY DA SILVA LIMA
DATA : 27/07/2018
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE LEITORES POR MEIO DOS CONTOS POLICIAIS DE SHERLOCK HOLMES – UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Letramento literário;  Narrativa policial; Sherlock Holmes.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

 

RESUMO

 

O ensino de Língua portuguesa no ensino fundamental, adotado pelas escolas públicas no Brasil, em sua maioria, prioriza o ensino de aspectos normativos da língua, já o ensino da literatura é contemplado com um menor grau de prioridade, proporcionando ao estudante o contato com o texto literário de forma rápida e pouco eficaz. Diante desse quadro, buscamos elaborar planos e ações que proporcionem, através da literatura, o prazer pelo ato de ler e contatos reais com as obras literárias, buscando a formação literária. Na busca por encontrar um modelo de trabalho com a literatura aplicável em sala de aula e que objetive formar, de maneira eficaz, leitores literários, buscamos aplicar um projeto de letramento literário que atenda ao contexto da escola pública e que ofereça subsídios teórico-metodológicos para os professores, a fim de que se torne possível a efetivação do ensino da literatura no processo de escolarização, contribuindo efetivamente na formação do leitor literário.  O ensino da literatura é de extrema relevância para a formação integral do indivíduo quanto cidadão. Nesse contexto propomos um trabalhar o texto literário na escola, aplicando metodologias e propondo atividades de leitura que levem ao letramento literário, de forma que contribua para a vida social e cognitiva do sujeito, levando-o a desenvolver sua capacidade de crítica e argumentação, além de fazê-lo compreender o mundo em que vive e se sentir parte dele. Assim, esse trabalho busca discutir a importância do letramento literário e apontar caminhos para o ensino de literatura na escola. Nessa perspectiva, buscamos destacar os benefícios que o trabalho com o texto literário, mediado adequadamente, pode oferecer para a formação social e leitora do aluno.  Apresentamos, portanto, reflexões sobre a importância da leitura, o conceito de letramento literário, e propomos a aplicação da sequencia básica, de acordo com os fundamentos do letramento literário de Cosson (2014), a partir da leitura literária da obra Sherlock Holmes – casos extraordinários. Nossa proposta busca priorizar a leitura como agente transformador, despertando o prazer pelo contato com o texto literário. Como espaço social da aplicação da proposta, escolhemos uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do estado em Natal/RN. Utilizamos a pesquisa bibliográfica centrada, principalmente, nas obras de Antoine Compagnon (2009) Candido (1995), Lajolo (2000), Kleiman (1995, 2002), Soares (2003, 2009), Cosson (2014), entre outros autores.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1746024 - EDNA MARIA RANGEL DE SA
Interno - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO
Externo à Instituição - CASSIA DE FATIMA MATOS DOS SANTOS - IFRN
Notícia cadastrada em: 26/07/2018 11:13
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